INSS promete atendimento em meia hora em alguns casos

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Começou a valer na terça-feira (27) a regra dos 30 minutos para o atendimento de pessoas que querem se aposentar por tempo de contribuição ou requerer o salário-maternidade no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A reportagem da RPC-TV compareceu a um posto do INSS em Curitiba para ver o funcionamento da nova regra nesta quarta-feira (28) e viu que, apesar do prazo no atendimento ser cumprido no caso da documentação correta, há o problema da espera na fila, que chega a duas horas.

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O economista Gilson Massaroth marcou o atendimento pela internet, mas não imaginou que iria esperar por 2 horas com a senha na mão. "Pensei que fosse um pouco mais rápido", afirmou à reportagem do Paraná-TV. Os 30 minutos de atendimento começam a ser contados apenas no momento em que o contribuinte chega ao balcão e não enquanto aguarda a senha.

A regra, que valia desde 5 de janeiro para os requerentes de aposentadoria por idade, passou a valer para os trabalhadores urbanos que querem a aposentadoria por tempo de contribuição ou querem receber o salário-maternidade. "Não está valendo ainda para o meio rural porque lá o segurado geralmente não tem vínculo de trabalho, uma prova documental. Temos expectativas de inserir no benefício dos 30 minutos, mas por enquanto não estamos atendendo", afirmou o gerente do INSS de Curitiba, Fabrício Kleinibing, à RPC-TV.

Para conseguir o benefício, o contribuinte tem que estar com a documentação necessária completa no momento do atendimento e eles não podem ser anteriores a 1976, pois neste caso os dados terão que ser buscados num arquivo, o que demoraria mais tempo. Para ser atendido, é preciso marcar um horário pelo telefone 135, que funciona das 8h às 23h e é gratuito, ou pelo site http://www.previdencia.gov.br.