O Banco Central lançou nesta segunda-feira (3) um aplicativo para informar turistas sobre os pontos legais para troca de moedas e um site especial para que eles saibam verificar se a nota comercializada é verdadeira ou falsa. De acordo com o secretário-executivo, Geraldo Magela, embora a campanha tenha sido lançada para auxiliar estrangeiros que vierem para a Copa das Confederações e para a Jornada Mundial da Juventude, essas ferramentas poderão ser usadas pela população mesmo após os eventos.
"A pessoa terá segurança ao fazer a operação e comodidade, porque vai poder identificar a instituição mais próxima, acessar o site dela e saber quais são os preços praticados e a forma como a instituição trabalha", disse. O aplicativo, chamado "Câmbio Legal", pode ser baixado em aparelhos iOS ou Android, mas não informa a cotação da moeda em cada uma dessas instituições.
De acordo com o Banco Central, essas informações mudam rapidamente e o sistema ainda não seria capaz de atualizar na velocidade em que deveria. Quem baixar o aplicativo visualizará um mapa indicando sua localização naquele momento. A partir daí, o programa mostrará também os pontos mais próximos de troca de câmbio e a rota que pode ser feita para chegar até lá.Há também um site que dá dicas sobre as características da nota de Real.
Ranking
O Banco Central pretende lançar até o próximo dia 15 um novo aplicativo apenas para informar aos turistas quais as instituições financeiras que melhor operaram câmbio nos meses anteriores.As informações trazem a lista das melhores empresas, com base nos valores transacionados.
Mais uma vez, o aplicativo não trará a cotação das moedas para o dia."As cotações variam de minuto a minuto. Também há diferença de acordo com o valor da operação, a forma do atendimento e o tipo da troca, se será feita com cartão ou dinheiro, por exemplo", justificou Magela.
Ao todo, existem 100 mil pontos de troca em todo Brasil - incluindo máquinas eletrônicas. O aplicativo do Banco Central reconhece a localização de 12 mil desses pontos.