Confuso com os novos direitos dos trabalhadores domésticos? Com a ajuda do escritório De Paula Contadores Associados S/S, de Foz do Iguaçu, a Gazeta do Povo criou um aplicativo on-line que calcula as despesas da nova legislação. Basta o empregador preencher dados como salário inicial pago ao empregado; número de horas extras mensais; número de horas trabalhadas em feriados; adicional noturno; valor gasto com vale transporte e dias de uso; e um cálculo do Descanso Semanal Remunerado (DSR), que incide sobre o valor total de horas extras, horas trabalhadas em feriados e adicional noturno e integra o salário bruto.
Preenchendo essas informações, o empregador poderá saber o custo mensal com adicionais e encargos trabalhistas (INSS e FGTS, cujo recolhimento passou a ser obrigatório, mas ainda depende de regulamentação), além dos descontos que podem ser feitos do empregado (INSS e vale transporte) e o montante (chamado de provisões) que deve ser separado mensalmente para o pagamento do 13.° salário, férias e adicional de férias, encargos sobre benefícios e outros imprevistos. Os cálculos foram feitos com o novo piso regional do Paraná para a categoria, divulgado na última quarta-feira (R$ 914,82).
Guia
O aplicativo faz parte do Guia do Emprego Doméstico, distribuído junto com a edição de hoje da Gazeta do Povo e disponível também no site do jornal. O caderno tem oito páginas e traz informações atualizadas sobre os novos direitos da categoria.
Economia | 2:11
Carolina Marinho procurou seguir todas as regras ao contratar a babá para seus trigêmeos. Mesmo assim, a família ainda busca informações sobre a nova relação de trabalho.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast