O Banco Central lançou na manhã desta quarta-feira (11) o aplicativo Dinheiro Brasileiro, uma ferramenta para facilitar o reconhecimento das cédulas. Na véspera da abertura da Copa do Mundo, o Banco Central informou que o aplicativo é voltado para a população brasileira e para os turistas estrangeiros. O programa está disponível em português, inglês e espanhol e pode ser baixado de forma gratuita. Informações sobre como baixar o aplicativo estão no site do Banco Central.
O usuário colocará o dispositivo móvel - smartphone ou tablet - sobre a cédula e o aplicativo identificará a nota por comparação de imagem. Em seguida, segundo o Banco Central, o programa indicará os elementos de segurança que devem ser observados. "O objetivo é facilitar para que a própria população consiga conferir o dinheiro", afirmou o chefe do Departamento de Meio Circulante do Banco Central, João Sidney Figueiredo Filho.
Alguns dos elementos de segurança que devem ser identificados são o número com o valor da nota que fica escondido e é visível em local com muita luz e a marca d'água com numeral e imagem do animal correspondente àquele valor. Outros pontos da nota ainda permitem que seja sentido um alto-relevo. Dessa forma, o aplicativo fornece as informações para que o próprio usuário faça a verificação da cédula. Figueiredo Filho esclareceu que o aplicativo não tem a capacidade, nem a finalidade, de verificar automaticamente a autenticidade da nota.
Decisão do STF para livrar Palocci desfaz conquistas da Lava Jato e abre caminho para impunidade
Cid relata pressão para delatar e acusa Moraes de ter narrativa pronta; acompanhe o Entrelinhas
As fragilidades da denúncia contra Bolsonaro
Lula suspende Plano Safra por falta de recursos e atraso no Orçamento
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast