Na disputa para ampliar a carteira de crédito automotivo, o Banco do Brasil lançou uma nova ferramenta no seu aplicativo para fidelizar os clientes da instituição nesse tipo de empréstimo.
Pelo smartphone, é possível comparar as condições do financiamento oferecido pelo vendedor da concessionária ou agência de carros com as do crédito automotivo do BB.
Cerca de 500 mil correntistas já fizeram a simulação, disponível há duas semanas. No início do ano que vem, uma atualização do app deverá permitir que o cliente feche o contrato e pegue o financiamento online.
A tecnologia do BB finaliza os programas que deixarão essa ferramenta operacional no primeiro trimestre. A ideia é que na hora de fechar o negócio, o correntista tire uma foto da nota fiscal, envie para o BB e o banco depositará o dinheiro na conta da concessionária.
Se a opção for de um carro usado, o cliente deve mandar uma foto do DUT, o documento único de transferência, e o valor será depositado na conta do vendedor.
"Vai ser um negócio revolucionário. Tem de ser um negócio muito simples. Para ser simples, demanda tecnologia", explica o Edmar Casalatina, diretor de empréstimos em financiamento do Banco do Brasil.
Oportunidade
Antes de desenvolver esse produto, o BB identificou que muitos de seus clientes fechavam o financiamento de veículos com outras instituições. Isso porque os vendedores de veículos nas concessionárias e agências apresentam propostas, prioritariamente, de bancos das montadoras e depois de outros mais voltados para essa modalidade de crédito.
Os técnicos do Banco do Brasil identificaram que perdiam negócio mesmo com condições mais vantajosas para os clientes. Perceberam que o comprador olhava basicamente a taxa de juros. E não verificavam outras taxas incluídas depois no cálculo por diversas outras instituições financeiras.
Aplicativo
Para convencer o cliente do próprio banco que é mais vantajoso pegar o crédito com a instituição, o BB criou o aplicativo, que já está disponível para clientes que usam IOS ou Android.
Nele, o correntista encontra seu limite pré-aprovado. Isso significa que, para a compra online, o carro pretendido tem de estar dentro do valor oferecido pela instituição. No caso da aquisição de um veículo mais caro, uma negociação com o gerente é necessária.
O Banco do Brasil quer aumentar a fatia desse mercado no momento em que o governo facilitou condições para o financiamento de automóveis. Em julho e agosto, o Banco Central chegou a mudar as regras para estimular as instituições financeiras a estimularem esse crédito e reativar o setor que queixava-se da crise.
Na prática, as mudanças do BC liberaram dinheiro que os bancos são obrigados a recolher aos cofres do Banco Central. Com isso, sobraram recursos que devem ser direcionados para o financiamento de veículos.
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