Se controlar um computador acoplado a um óculos com comando de voz já parece coisa de ficção científica, imagine exercer esse tipo de controle com a mente?
A empresa britânica This Place lançou um aplicativo de código aberto chamado MindRDR para Google Glass que, associado a um headset com sensor chamado Neurosky EEG, cria um sistema de comunicação por ondas cerebrais por meio do qual o usuário pode, por exemplo, tirar fotos com o poder do pensamento para depois compartilhá-las nas redes sociais.
O Neurosky consegue identificar as ondas cerebrais relacionadas ao foco, enquanto o aplicativo traduz essas ondas. Quando o usuário coloca maior foco em um alvo, o aparelho entende o recado e aciona o aplicativo para que seja tirada uma foto do que a pessoa está vendo. Ao focar um pouco mais, o produto recebe um novo sinal e compartilha a imagem nas redes sociais.
Por enquanto, o aplicativo só consegue identificar o comando para tirar fotos, mas a empresa colocou o sistema de código aberto no Github para que desenvolvedores possam avançar e criar novas funções para o app.
Um dos objetivos dos criadores é que o sistema possa ajudar pessoas com paralisias e/ou sem capacidade de falar a se comunicar pelo Google Glass.
Confira vídeo divulgado pela This Place (em inglês) que dá detalhes sobre o funcionamento do app:
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast