Um novo aplicativo de mensagens instantâneas para iPhone, lançado em 20 de março, torna possível a conversa entre dois ou mais usuários mesmo quando seus aparelhos não estão conectados à internet ou onde não há cobertura de celular.
O FireChat aproveita de um recurso pouco conhecido do iOS 7 versão mais recente do sistema operacional da Apple chamado Multipeer Connectivity Framework (MFC).Essa estrutura de rede é capaz de reconhecer dispositivos dentro do alcance de uma mesma rede Bluetooth ou wi-fi (aproximadamente 9 metros) e permitir a interação entre aplicativos.
Dessa forma, é possível que um grupo de pessoas troque mensagens de texto e fotos, pelo FireChat, na pista de um show de rock ou num acampamento, por exemplo, como se estivessem batendo papo ao redor de uma fogueira.O MFC também pode criar redes de malhas também conhecidas como redes mesh usando a conexão de internet de outros dispositivos.
Isso significa que um usuário on-line pode compartilhar sua conexão com outros aparelhos sem acesso à internet que estejam a 9 metros de distância. Estes, por sua vez, podem continuar "repassando" a conexão para outros usuários a essa mesma distância. Desde que todos eles usem um aplicativo que se aproveite do MFC.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast