A fábrica japonesa de automóveis Toyota vai investir US$ 10 bilhões nos Estados Unidos ao longo dos próximos cinco anos, segundo anuncio feito pela empresa na segunda-feira (9), durante o Salão do Automóvel em Detroit. O plano de investimento foi divulgado apenas alguns dias após o presidente eleito americano, Donald Trump, ter criticado a montadora por passar a produzir o modelo Corolla no México.
A Toyota vai dedicar a maior parte do novo investimento para a melhoria das fábricas já existentes nos Estados Unidos, disse a porta-voz da empresa, Amanda Sawyer Roark, em e-mail enviado à agência de notícias AFP. “Este investimento também inclui a nossa nova sede e pesquisas sobre veículos autônomos e robótica”, disse no comunicado.
A empresa se recusou a dizer se os investimentos levarão à criação de novos postos de trabalho, um mantra fundamental do presidente eleito dos EUA, que tem mirado nas montadoras em seus tuítes, principalmente na semana passada, quando atacou publicamente a General Motors e a Toyota.
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast