Embarcações e helicópteros da guarda costeira indiana trabalhavam nesta segunda para conter um vazamento de óleo de um navio porta contêineres que colidiu com outra embarcação no Mar da Arábia, informou o Ministério da Defesa da Índia. O navio de registro panamenho MSC Chitra colidiu com o MV-Khalijia-II no sábado, perto do porto de Jawahar Lal Nehru, em Mumbai.
O acidente fez com que o MSC Chitra se inclinasse muito, disse o porta-voz do Ministério, capitão Manohar Nambiar. Helicópteros lançaram produtos químicos sobre o óleo vazado para evitar que ele se espalhasse, disse Nambiar. Não se sabe ao certo quanto óleo vazou para o mar. O ministro do Meio Ambiente do Estado de Maharashtra, Suresh Shetty, disse aos jornalistas hoje que 2 toneladas de óleo eram lançadas ao mar a cada hora.
O MSC Chitra carregava várias toneladas de derivados de petróleo como diesel e lubrificantes.
Shetty afirmou que o governo está consultando especialistas estrangeiros sobre a melhor forma de conter o vazamento. O MV-Khalijia-II ficou menos danificado e representa um risco menor, mas não foi revelado que tipo de carga a embarcação carrega.
O porto de Jawahar Lal Nehru ficará fechado até pelo menos a próxima quarta-feira por causa do acidente e do vazamento. Funcionários do governo em áreas costeiras perto de Mumbai têm recebido solicitações para que testem a água na região para verificar o quanto o óleo pode se espalhar, disse Chhagan Bhujbal, ministro de Assuntos Públicos.
Os capitães das duas embarcações devem comparecer perante autoridades locais para explicar como a colisão aconteceu, disse a polícia. Pelo menos 250 contêineres do navio danificado caíram e funcionários do porto tentavam recuperá-los para evitar problemas de navegação para outras embarcações. As tripulações dos dois navios foram resgatadas sem ferimentos graves, disse Nambiar.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast