A cervejaria AB InBev, de capital belga e brasileiro e líder mundial do setor, aumentou nesta terça-feira (26) sua oferta pela rival britânica SABMiller, compensando parcialmente a desvalorização da libra esterlina provocada pelo referendo do Brexit, que resultou na saída do Reino Unido da União Europeia.
A nova oferta é de 45 libras por cada ação da SABMiller, uma a mais que na proposta anterior, disse em um comunicado a empresa com sede na cidade belga de Lovaina.
O valor de mercado da SABMiller, segunda cervejaria mundial, alcançaria, assim, 79 bilhões de libras (US$ 103 bilhões).
A AB InBev informou que esta oferta aumenta em 53% o valor das ações na véspera do anúncio da intenção de compra, em setembro passado. A empresa espera que esta aquisição lhe permita expandir seus mercados na África e na China.
Mas este valor continua sendo, de qualquer forma, inferior ao estimado pelos acionistas da SABMiller, que antes do Brexit resistiam à fusão e avaliavam o preço da companhia em US$ 121 bilhões.
A AB InBev, que comercializa, entre outras, as marcas Budweiser e Stella Artois, disse que se trata de sua oferta final para realizar uma fusão que seria a terceira mais importante da história.
A SABMiller disse que “toma nota” da nova oferta e que seu conselho de administração “consultará seus acionistas” antes de dar uma resposta.
Concessões
A operação já recebeu o aval das autoridades de concorrência da União Europeia, mas também exige a autorização das instâncias antimonopólio de cerca de quinze países.
A AB InBev aceitou uma série de concessões para obter a autorização da UE, entre elas a se desfazer da maioria dos negócios da SABMiller na Europa – incluindo as marcas Foster’s, Grolsch e Peroni – em benefício principalmente da cervejaria japonesa Asahi.
Juntos, a AB InBev e a SABMiller produzem mais de 60 bilhões de litros por ano, ou seja, três vezes mais que o atual número três mundial do setor, a holandesa Heineken.