Depois de uma grande discussão provocada nas redes sociais por causa de uma estátua de uma criança negra em uma loja do Pão de Açúcar em São Paulo, o supermercado decidiu retirá-la da decoração. Pessoas apontavam que a estátua de uma criança negra carregando um grande cesto e com grilhões nos pés era preconceituosa. Outros, porém, diziam que não era possível saber se a peça tinha cunho racista ou se os adereços nos pés da escultura tinham a intenção de parecer grilhões.
Em nota, o Pão de Açúcar informou que a estátua "foi adquirida como parte de uma coleção de peças decorativas de loja, sem intenção ou apologia a qualquer tipo de discriminação". O mercado agradeceu os contatos recebidos e lamentou o fato, "uma vez que pauta suas ações na ética, promoção e respeito à diversidade".
A rede de supermercados disse que assim que soube do caso retirou a estátua das lojas e revisou o processo de seleção das decorações. O Pão de Açúcar informou que os clientes podem entrar em contato pelo telefone 0800-7732-732.