André Esteves voltou ao trabalho. Nesta quarta-feira (27), o BTG Pactual anunciou que o ex-presidente do banco volta a fazer parte do grupo de acionistas da instituição com um cargo de “aconselhamento”.
A decisão foi tomada após a revogação da “reclusão domiciliar” de Esteves na terça. O banco informa que não haverá mudança na governança corporativa.
Persio Arida continuará como presidente do Conselho de Administração, Huw Jenkins como vice-presidente do Conselho de Administração, Claudio Galeazzi e Mark Maletz como conselheiros independentes e Marcelo Kalim e Roberto Sallouti como co-presidentes.
Por enquanto, também não haverá mudança no controle do BTG. Esteves continuará fora da G7 holding, controladora do banco até que se livre das acusações de participação nos esquemas de corrupção investigados pela operação Lava Jato.
STF
Na segunda (25), uma decisão do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Teori Zavascki permitiu que Esteves voltasse a trabalhar no banco.
Segundo o advogado do banqueiro, Antonio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, o ministro também revogou o “recolhimento domiciliar integral” (na prática, prisão domiciliar), e dispensou Esteves de se apresentar quinzenalmente à Justiça.
Foi mantida, contudo, a restrição para viagens ao exterior: se passarem de sete dias, terão que ser avisadas à Justiça.
Impasse sobre apoio a Lula provoca racha na bancada evangélica
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Copom aumenta taxa de juros para 12,25% ao ano e prevê mais duas altas no próximo ano
Eleição de novo líder divide a bancada evangélica; ouça o podcast
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast