As agências do banco Itaú abrem normalmente na manhã desta quarta-feira (13), um dia depois do protesto do Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região contra as demissões de funcionários da instituição. Nesta terça-feira, pelo menos 23 agências bancárias, a maioria localizada na região central de Curitiba, ficaram fechadas. A informação do sindicato é que não há manifestação prevista para esta quarta.
Novos protestos podem ocorrer nos próximos dias, mas não há previsão de quando eles serão realizados. A coordenação da manifestação é do sindicato nacional da categoria. "Os trabalhadores estão temerosos pelo grande número de demissões, enquanto o banco investe pesadamente em publicidade para iludir seus clientes sobre responsabilidade social", ressalta nota emitida pelo sindicato nesta terça. A ação ocorre em âmbito nacional e as principais cidades do país tiveram agências fechadas pelo movimento. De acordo com o sindicato, de março de 2011 a março deste ano foram cortados 7,7 mil postos de trabalho no Itaú em todo o Brasil.
Neste ano, o banco já teria fechado duas mil vagas em todo o país. Somente em Curitiba e região metropolitana, 170 bancários foram demitidos em 2012, segundo os sindicalistas.
A Gazeta do Povo entrou em contato com a assessoria de imprensa do Itaú e aguarda resposta oficial do banco.