Sindicatos, associações, comerciantes e aproximadamente 200 pessoas acompanharam, na manhã desta quinta-feira (18), os produtores despejarem 100 litros de leite na avenida principal do município de Honório Serpa, na região Sudoeste do Paraná. O ato aconteceu em protesto contra a queda de cerca de R$ 0,20 em um mês no preço do litro do leite. O produto desperdiçado era impróprio para consumo. No total, mil litros foram despejados, mas somente 100 dentro da cidade.
Os produtores ameaçam não entregar mais o leite à cooperativa da região, caso um acordo não seja feito. Segundo os líderes do movimento, Hélio Becher e Claudir Sauer, o protesto quer chamar atenção da sociedade para a desvalorização do leite e mostrar que os laticínios estão combinando preços.
O pagamento do leite ao produtor neste início de semana referente ao volume repassado no mês anterior foi o fator decisivo para desencadear a revolta da classe no Paraná. A seqüência de queda no preço do produto atingiu seu pior índice neste mês.
Segundo o técnico regional da Emater, em Clevelândia, Roque Kirchener, o principal motivo para a queda brusca no preço se deve ao excesso de oferta no mercado interno. Ele também ressaltou que o mercado externo teve grande oferta nos últimos meses, por parte de outros países, que forçou a redução no preço.
Leia mais sobre o assunto na edição impressa do jornal Gazeta do Povo desta sexta-feira (19).