Depois de seis pregões consecutivos de alta, a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) muda de direção e passa a cair nesta quarta-feira (7). Os investidores aproveitam a alta acumulada de 16% no período para vender ações e realizar os lucros, "corrigindo" o movimento do ano. Às 14h25, o Ibovespa, principal indicador da bolsa paulista, recuava 3,32%, para 40.906 pontos.

CARREGANDO :)

"Essa queda já era esperada, depois de subir tanto, especialmente com novos números ruins da economia", disse Américo Reisner, operador da corretora Fator.

O pretexto para mudar de posição foi a notícia de que o setor privado nos Estados Unidos eliminou 693 mil empregos em dezembro, mais que os 476 mil postos perdidos em novembro e também acima do previsto por economistas. Assim, o dia também tem contorno negativo em Wall Street, onde os indicadores operam em baixa.

Publicidade

Os investidores também reagem ao anúncio da gigante do alumínio Alcoa, que na noite de terça-feira comunicou o corte de 13% de sua força de trabalho, ou cerca de 13,5 mil empregos, até o final do ano. A companhia também reduzirá sua produção.

"Há neste início de ano claramente uma disposição maior por risco, com alguma entrada de capital externo. Mas isso tem sempre a limitação nos dados econômicos, que estão vindo muito ruins", disse Reisner.

Na Ásia, a quarta-feira foi de alta em Tóquio, onde o índice Nikkei-225 subiu 1,74%. Valorização também em Seul, onde o Kospi avançou 2,84%. Já na China, as bolsas de Xangai e Hong Kong caíram 0,68% e 3,37%, respectivamente.

Véspera

Na terça-feira, o bom desempenho das commodities e a expectativa positiva com novos planos de estímulo à economia norte-americana puxaram o Ibovespa para os 42.312, ou alta de 1,91%. O giro financeiro seguiu elevado, somando R$ 4,28 bilhões.

Publicidade

Segundo analistas, boa parte das compras foi feita por investidores estrangeiros, que voltaram a atuar na ponta compradora depois de tirar mais de US$ 24 bilhões do mercado de ações durante 2008.