Depois de apurar um lucro líquido 67 por cento menor no segundo trimestre, em 5 milhões de reais, a B2W prevê um movimento de recuperação a partir do segundo semestre.

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A retomada de crescimento deve ser motivada, principalmente, pela conclusão do processo de unificação das plataformas das três empresas do grupo -Americanas.com, Submarino e Shoptime.

"Até o final do ano terminaremos de estruturar toda plataforma de unificação da B2W", afirmou o diretor de Relações com Investidores, Murilo Corrêa, em teleconferência com analistas nesta sexta-feira.

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Segundo ele, em setembro a primeira fase da integração dos estoques das empresas será concluída e, no início de 2011, "já teremos efeitos positivos das decisões que estão sendo tomadas quanto à integração".

O executivo acrescentou que a plataforma unificada contará com novas funcionalidades, sem adiantar detalhes, o que deve contribuir para uma maior redução de despesas.

No segundo trimestre, a B2W registrou redução em despesas de 6 por cento sobre igual período de 2009. Na relação com os três primeiros meses do ano, a queda foi ainda maior, de 10 por cento.

"A revisão de processos de envio de produtos, por exemplo, foi uma das várias medidas adotadas (para reduzir despesas)", disse Corrêa.

LUCRO ABAIXO DO ESPERADO

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O lucro líquido de 5 milhões de reais da B2W de abril a junho ficou abaixo da estimativa de ganho de 8 milhões de reais no período, conforme a média das previsões de cinco analistas obtidas pela Reuters.

Nos seis primeiros meses do ano, o lucro da companhia diminuiu 60,5 por cento, para 9,2 milhões de reais, impactado pelas modificações introduzidas pela nova lei contábil, especialmente no que se refere a ajuste a valor presente das vendas a prazo.

Excluindo o efeito do ajuste no resultado, o lucro líquido no segundo trimestre seria de 7,5 milhões de reais e, no semestre, de 12,2 milhões de reais.

Já a receita da companhia foi afetada pela substituição tributária em vigor em São Paulo desde o ano passado, que passou a implicar no recolhimento antecipado do imposto no momento da compra de mercadorias, o que, segundo a B2W, afetou produtos que representam parte substancial das vendas totais.

Nos três meses até junho, a receita líquida consolidada da B2W alcançou 997,6 milhões de reais, crescimento de 13 por cento sobre igual intervalo em 2009. No semestre, a receita atingiu 1,933 bilhão de reais, alta de 17 por cento.

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Apesar do aumento das vendas, a Copa do Mundo teve um efeito negativo extraordinário sobre os resultados trimestrais da empresa, decorrente de maiores vendas de produtos com margem inferior, como televisores.

De acordo com o diretor de Relações com Investidores da B2W, no segundo semestre, as eleições devem figurar como evento extraordinário positivo, considerando que o horário eleitoral gratuito costuma alavancar as vendas do canal de TV Shoptime.

"Fizemos aumento de estoque para atender esse período", disse Corrêa.

No segundo trimestre, o faturamento bruto da B2W cresceu 11 por cento sobre o ano passado. Corrêa reiterou a meta de encerrar 2010 com aumento entre 15 e 25 por cento.

Investidores reagiram mal ao desempenho trimestral apresentado pela B2W. As ações da companhia despencavam 7,30 por cento, a 30,59 reais, às 13h51. Na mínima até esse horário, o papel chegou a recuar 8,5 por cento.

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