Uma aposentada de Ibiporã, região Norte do estado, foi vítima de um golpe na semana passada e agora terá parte do salário descontado direto da folha de pagamento. Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)começaram a receber a primeira parcela do 13.° salário nesta segunda-feira (25), e com isso, a polícia civil alerta que golpistas podem se aproveitar da situação.
Em entrevista ao telejornal ParanáTV da RPC TV, a vítima contou que um casal apresentou uma proposta onde o governo distribuiria dinheiro para fazer reformas em residências. Eles convenceram a aposentada a assinar documentos, e agora, ela tem parte do seu salário descontado.
"Eles me disseram que eram funcionários do INSS. Afirmaram que teria um aumento do salário e o desconto já viria neste aumento. Eu nem iria sentir a falta desse desconto", declarou a vítima. Desconfiada, a aposentada foi até o INSS e descobriu que havia assinado um empréstimo no valor de R$ 2.453,44 que seriam pagos em 60 parcelas, totalizando quase 5 mil reais.
A polícia civil de Ibiporã já tem dois suspeitos presos. Eles teriam enganado outros idosos da cidade também. Para não cair no golpe, a polícia orienta a população a não assinar nenhuma documentação a estranhos. No INSS, há um serviço de bloqueio de empréstimos da conta-corrente do beneficiado. A pessoa pode comparecer a uma agência do INSS e pedir o bloqueio gratuitamente.
13.º salário
O pagamento da primeira parcela do 13.º salário é uma injeção de R$ 378 milhões na economia do Paraná. Em todo o estado são mais de 1 milhão e 300 mil beneficiados. Para quem recebe até um salário mínimo, o dinheiro vem com o pagamento de agosto. Outros aposentados vão receber em setembro. A segunda parcela do 13º salário será depositada em novembro.