O crédito consignado para aposentados comprarem pacotes de viagens no Brasil vai ser oferecido inicialmente em São Paulo e Brasília. Segundo a ministra Marta Suplicy, o estado de São Paulo foi escolhido porque concentra a maior parte de idosos do país, enquanto Brasília, no Centro-Oeste, está dentro da estratégia de descongestionar os aeroportos do Sudeste e estimular as partidas de outras regiões.

CARREGANDO :)

O pacote de crédito, que será anunciado na primeira semana de agosto, terá juros inferiores a 1%. Segundo Marta, as viagens serão direcionadas ao Nordeste a pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O objetivo é diminuir as desigualdades regionais levando recursos para a região.

Rio de Janeiro e Belo Horizonte devem entrar no programa ainda neste ano. A extensão do consignado para o resto do país vai depender da utilização de recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

Publicidade

A ministra afirmou que o objetivo do consignado é promover uma mudança cultural, incorporando as classes de menor poder aquisitivo que estão tendo aumento de seus rendimentos. "Temos que ampliar a possibilidade de consumo. Queremos concorrer com o celular de prestações de R$ 30, R$ 40, para quem nunca teve oportunidade de viajar possa fazê-lo", disse Marta.