A Apple apresentou ontem, em sua conferência anual para desenvolvedores, em São Francisco, um aperitivo do que está por vir em seus novos sistemas operacionais. A previsão é que as mudanças cheguem ao usuário final entre setembro e novembro, mas desenvolvedores poderão testar antes. Também foi anunciado que o iPhone 4 e modelos anteriores não receberão a nova versão.
Em relação ao iOS 8, sistema para iPhone e iPad, a principal novidade diz respeito às notificações "inteligentes". Ao receber uma mensagem, por exemplo, o usuário não precisará sair do aplicativo que está usando para interagir com ela. Será necessário apenas arrastar a janela para baixo para responder. Destaque também para o novo teclado do iOS 8, chamado QuickType, que vai sugerir palavras enquanto o usuário digita.
Os novos sistemas operacionais também aumentam a integração entre os dispositivos móveis da Apple e os computadores da empresa, que usam o OS X. Quando o usuário está mexendo em algum documento ou página de internet no iPhone e decide continuar o que está fazendo no computador, os novos sistemas operacionais irão permitir a retomada exatamente do ponto em que parou. O oposto também acontece.
Telefonema
Em outra aproximação, ao receber uma ligação no iPhone, será possível ver a chamada na tela do Mac (ou iPad) e atender a ligação no computador. Mesmo se o telefone estiver do outro lado da casa.
O visual do novo OS X, batizado de Yosemite, é mais parecido com o do iOS 8, com logotipos de apps mais leves. Além de mudanças cosméticas, o novo sistema operacional tem alterações em seu sistema de busca, que ficou mais completo.
No que diz respeito ao software nativo de e-mail, foi anunciado que partir do OS X Yosemite será possível enviar anexos de até 5 GBytes. A tecnologia, chamada Mail Drop, faz upload criptografado na nuvem de qualquer aplicativo e o envia anexado à mensagem. Na prática, é semelhante a utilizar o Dropbox ou algum outro serviço de armazenamento na nuvem.