Principais fatos da história da Apple
1976: Steve Jobs e Steve Wozniak lançam o primeiro computador Apple
1977: O Apple II se converte no primeiro computador construído de forma em série e um êxito instantâneo
1980: Apple passa ser cotada na bolsa
1983: Introdução do Lisa, o primeiro computador pessoal com um mouse para navegar e com ícones no desktop
1984: Nasce o computador Macintosh
1985: Jobs renuncia pela primeira vez, depois de perder o controle da Apple em uma luta interna
1986: O diretor executivo da Apple, John Sculley, é nomeado presidente da firma
1996: Apple compra NeXT e transforma Jobs em assessor
1997: Jobs substitui Gil Amelio à frente da Apple
1998: Jobs moderniza a linha de produtos da Apple, produzindo os coloridos computadores iMac
1999: O iBook é apresentado ao mercado
2001: a Apple lança o reprodutor de música digital MP3, o iPod
2003: a Apple abre a loja de música on-line iTunes
2007: a Apple lança o iPhone, inaugurando a era das telas de touch
2010: Jobs apresenta o iPad
2011: Jobs lança o serviço gratuito de armazenamento on-line iCloud
Fonte: APF
A empresa Apple anunciou, na noite desta quarta-feira (5), a morte de Steve Jobs, cofundador e ex-CEO da companhia. Aos 56 anos, ele sofria de um câncer no pâncreas e já havia renunciado à presidência da empresa.
Uma nota divulgada à imprensa pela família afirma que ele morreu "tranquilamente". Casado em 1991, em uma cerimônia presidida por um monge budista, Jobs deixa três filhos com a esposa, e uma filha com uma mulher que conheceu antes do matrimônio.
Veja fotos do cofundador da Apple
Conheça a trajetória de Steve Jobs
Confira a repercussão da morte
A renúncia à presidência da empresa
O site da empresa publicou um comunicado informando a morte. Ao acessar a página, o internauta encontra uma imagem de Jobs, com as datas de nascimento e falecimento dele.
"Estamos profundamente tristes por anunciar que Steve Jobs morreu hoje", diz um comunicado da Apple. "O brilho de Steve, sua paixão e energia foram fonte de incontáveis inovações que enriqueceram e melhoraram nossas vidas. O mundo é imensamente melhor devido a Steve".
A Apple criou um email para que fãs possam enviar condolências. "Se você quer compartilhar pensamentos, memórias e condolências, envie um email para rememberingsteve@apple.com", diz o site da companhia.
Nascido em 24 de fevereiro de 1955 em São Francisco (EUA), Steve Paul Jobs foi criado por pais adotivos e chegou à fama e ao sucesso empresarial nos anos 1980.
A Apple foi fundada na garagem da casa dos pais dele, em 1976, quando Jobs tinha 21 anos. A criação da empresa foi feita com a ajuda de Steve Wozniak.
Sob o comando de Steve Jobs, a companhia introduziu os primeiros computadores Apple, e mais tarde, o Macintosh, que ficou muito popular na década de 1980.
Entre as inúmeras inovações da Apple está o "mouse", popularizado pela empresa para facilitar aos usuários a ativação de programas e a abertura de arquivos.
Ele enfrentava problemas de saúde há vários anos. Em 2004, teve identificada uma forma rara de câncer de pâncreas e realizou transplante em 2009.
Jobs, que costumava fazer o lançamento dos principais produtos da empresa, não foi visto nesta terça-feira (4), quando a Apple lançou iPhone 4S. O evento, na própria sede da Apple, foi apresentado por Tim Cook, o executivo assumiu o comando da empresa.
A morte do cofundador e ex-CEO da Apple Steve Jobs provocou uma onda de comentários e homenagens de pessoas dos setores político, tecnológico, entretenimento e dos negócios.
Veja alguns dos comentários:
BARACK OBAMA, PRESIDENTE DOS EUA
"Steve estava entre os maiores inovadores norte-americanos -- corajoso o suficiente para pensar de forma diferente, ousado o suficiente para acreditar que ele poderia mudar o mundo, e talentoso o suficiente para fazê-lo".
BILL GATES, COFUNDADOR E CHAIRMAN DA MICROSOFT
"Steve e eu nos conhecemos há quase 30 anos, e fomos colegas, concorrentes e amigos ao longo de mais de metade de nossas vidas. O mundo raramente vê alguém que teve o impacto profundo que teve Steve, cujos efeitos serão sentidos por muitas gerações. Para aqueles de nós que tivemos a sorte de trabalhar com ele, foi uma honra loucamente grande."
TONY BLAIR, EX-PRIMEIRO-MINISTRO DO REINO UNIDO
"É uma perda lamentável a de Steve Jobs. Um gênio criativo, um empresário e um visionário cujas ideias e conquistas permanecerão"
NICOLAS SARKOZY, PRESIDENTE FRANCÊS
"Quero prestar homenagem a Steve Jobs, que foi um grande empresário, um grande inovador e um protagonista destacado da revolução digital que vivemos"
MARK ZUCKERBERG, FUNDADOR E CEO DO FACEBOOK
"Steve, obrigado por ser um mentor e um amigo. Obrigado por mostrar que o que você constrói pode mudar o mundo. Vou sentir saudades."
BOB IGER, CEO DA WALT DISNEY
"Steve Jobs foi um grande amigo, assim como um conselheiro de confiança. O seu legado vai muito além dos produtos que ele criou ou as empresas que ele construiu. Ele inspirou milhões de pessoas, as vidas que ele mudou, a cultura que ele definiu. Steve era um 'original', com uma mente completamente criativa, imaginativa, que definiu uma era. Apesar de tudo o que ele realizou, parece que ele estava apenas começando."
MITT ROMNEY, ASPIRANTE À CANDIDATURA REPUBLICANA À PRESIDÊNCIA DOS EUA
"Steve Jobs é uma inspiração aos empreendedores norte-americanos. Ele fará falta."
ARNOLD SCHWARZENEGGER, EX-GOVERNADOR DA CALIFÓRNIA
"Steve viveu o sonho californiano todos os dias de sua vida, mudou o mundo e inspirou todos nós."
INVESTIDOR MARC ANDREESSEN
"Steve foi o melhor dos melhores. Assim como Mozart e Picasso, ele nunca poderá ser igualado."
PAUL ALLEN, COFUNDADOR DA MICROSOFT
"Perdemos um pioneiro único da tecnologia e um autor que soube fazer produtos incrivelmente bons. Steve travou uma longa batalha contra todas as probabilidades difíceis de uma maneira muito corajosa. Ele continuou fazendo coisas incríveis em meio a todas aquelas adversidades. Como alguém que teve seus próprios desafios médicos, eu não poderia deixar de ser encorajado pela forma como ele perseverou."
MICHAEL DELL, CEO DA DELL
"Hoje o mundo perdeu um líder visionário, o setor de tecnologia perdeu uma lenda icônica e eu perdi um amigo e fundador companheiro. O legado de Steve Jobs será lembrado pelas próximas gerações."
LARRY PAGE, CEO DO GOOGLE
"Ele era um grande homem com realizações incríveis e um brilho incrível. Ele sempre me pareceu ser capaz de dizer em poucas palavras o que você realmente deveria estar pensando antes de tê-lo pensando. Seu foco na experiência do usuário acima de tudo sempre foi uma inspiração para mim."
Renúncia à presidência da Apple
A renúncia foi feita em 24 de agosto, encerrando o período de 14 anos durante o qual ele comandou a empresa, que ajudou a fundar em uma garagem.
Jobs sofria de um câncer no pâncreas e estava de licença médica desde 17 de janeiro, por condições de saúde não reveladas. Ele foi substituído pelo vice-presidente operacional Tim Cook. Jobs assumiu o posto de presidente do Conselho de Administração da Apple.
"Eu sempre disse que, se houvesse um dia em que eu não pudesse mais cumprir meus deveres e atender às expectativas como presidente-executivo da Apple, eu seria o primeiro a informá-lo. Infelizmente, esse dia chegou", escreveu Jobs na ocasião, em uma breve carta anunciando sua renúncia.
A aparência de Jobs, frequentemente magra, levantou questões sobre sua saúde e capacidade de permanecer à frente da Apple.
Reforma tributária eleva imposto de profissionais liberais
Dino dá menos de um dia para Câmara “responder objetivamente” sobre emendas
Sem Rodeios: José Dirceu ganha aval do Supremo Tribunal Federal para salvar governo Lula. Assista
Além do Google, AGU aumenta pressão sobre redes sociais para blindar governo
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast