A Apple anunciou nesta segunda-feira (21) o lançamento de uma nova versão do iPhone, batizada de SE. A principal diferença em relação aos outros modelos é o tamanho menor da tela, de 4 polegadas – os dois últimos modelos da marca, o 6s e o 6s Plus, vêm com telas de 4,7 e 5,5 polegadas, respectivamente.
A Apple reforçou que celulares com telas pequenas ainda são bastante populares entre os usuários: a marca vendeu mais de 30 milhões de celulares com 4 polegadas somente no ano passado.
GALERIA: confira imagens dos novos modelos lançados pela Apple
O SE será vendido a partir de US$ 399 nos Estados Unidos, com 16 GB de armazenamento. A versão de 64 GB sairá por US$ 499.
O valor é muito abaixo do valor inicial de US$ 649 para o principal modelo de iPhone atual sem um contrato, o que está além do alcance de muitos. O novo telefone, com o alardeado chip A9, da Apple, dobra a velocidade da tentativa anterior da empresa em um iPhone de entrada, o 5c, lançado em 2013. O dispositivo também funciona com o Apple Pay e vem na popular cor ouro rosé.
O smartphone começará a ser vendido dia 31 de março. O Brasil não está na relação dos países que terão acesso ao modelo neste primeiro momento, mas Apple destacou que, até o fim de maio, 110 países começarão a vender o SE.
A companhia destacou que o SE tem o mesmo poder de processamento do iPhone 6S e é três vezes mais rápido que o 5s. O SE virá uma câmera traseira de 12 MP.
O anúncio ocorreu durante o já tradicional evento anual da companhia, na sede da Apple no Vale do Silício, na Califórnia.
Retomada nas vendas
O novo modelo chega em um momento de estagnação das vendas de iPhones. Apesar de terem sido comprados um recorde de 74,8 milhões de celulares da Apple no último trimestre de 2015, a companhia já sinalizou que no atual trimestre os números ficaram abaixo dos últimos 61 milhões de iPhones vendidos entre e janeiro e março do ano passado.
Segundo analistas financeiros, o iPhone de 4 polegadas não deve ter a mesma demanda de sucesso de modelos com tela grande como os iPhone 6 e 6S, mas pode impulsionar as vendas gerais.
Por ser mais barato que outros celulares da Apple, o iPhone SE também pode ajudar a companhia a crescer nos mercados emergentes como a China. Segundo a Euromonitor, os preços altos são sempre citados como o principal motivo para as dificuldades da companhia norte-americana nos mercados de países emergentes. “Mesmo o iPhone 5C foi considerado muito caro para o consumidor médio”, diz a empresa de pesquisa.
iPad Pro
Além do SE, a Apple apresentou um novo iPad Pro, de 9,7 polegadas, menor que seu irmão mais velho. O tablet será vendido por US$ 599 (32GB), US$ 749 (128GB) e US$ 899 (256 GB). As vendas também começam dia 31 de março.
A escolha de tamanho foi justificada por Phil Schiller, vice-presidente de marketing da Apple: “Há duas razões para isso: as pessoas adoram os iPads de 9,7 polegadas. E a segunda razão: usuários de Windows. Há 600 milhões de pessoas usando PCs com mais de cinco anos de idade. Isso é triste. Essas pessoas poderão se beneficiar muito com um iPad Pro.”
O modelo vem com a nova tecnologia TrueTone display, que ajusta a cor da tela à temperatura de cor do ambiente, dando mais precisão para os usuários.
Apple Watch e iOS 9.3
A Apple mostrou ainda novas versões de pulseiras para seu relógio inteligente, o Apple Watch, e anunciou que, a partir de agora, o aparelho será vendido nos Estados Unidos a partir de US$ 299 – até então, o relógio saia lá fora a partir de US$ 349.
A Apple também apresentou a versão 9.3 do iOS, com recursos como o NightShift, que muda o a cor da luz do aparelho para não perturbar o sono do usuário, e uma proteção com impressão digital para proteger anotações. O update pode ser feito a partir desta segunda-feira (21).
A Apple, que completa dia 1º de abril 40 anos, destacou no evento que atingiu a marca de 1 bilhão de produtos da marca ativos, como computadores, smartphones e relógios inteligentes.