A Apple Corps, que detém os direitos autorais dos Beatles, e a fabricante de computadores Apple Computer, de Steve Jobs, se enfrentam nesta quarta-feira em uma corte britânica em disputa pela logomarca da maçã e pelo mundo da música, negócio em que a Apple ameaça ganhar espaço com o popular tocador de músicas iPod e com o serviço de download iTunes.
A Apple Corps, controlada por Paul McCartney, Ringo Starr, George Harrison e pela viúva de John Lennon, Yoko Ono, já processou a Apple Computer por duas vezes em disputa pela maçã, logomarca da empresa. A última disputa em 1991 resultou em uma multa de US$ 26 milhões paga pela Apple Computer e em um acordo que limitava a sua participação no mercado da música.
A Apple dos Beatles aponta que as estratégias da Apple de Steve Jobs no campo da música - com a venda de mais de um bilhão de músicas através do serviço iTunes Music Store - são uma violação ao acordo.
A Apple Computer vendeu mais de 14 milhões de tocadores de música digital iPod e, de quebra, ajudou a transformar a forma de se ouvir música.
O juiz Edward Mann, que preside nesta quarta-feira a Corte de Londres, é um usuário de iPod.
- Tenho uma certa familiaridade com a tecnologia - reconheceu.
Os Beatles têm se recusado a liberar licenças de música do grupo para servidores online de música. Fãs do grupo especulam que as duas partes estariam negociando um acordo que poderia resultar na liberação dos títulos para a venda no iTunes, da Apple.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast