A Apple Inc., fabricante dos iPods e Macs, anunciou nesta segunda-feira um acordo com a Beatles Apple Corps Ltd., que detém os direitos do lendário grupo britânico. O acerto põe fim à chamada guerra das maçãs, a disputa judicial das duas empresas sobre o uso da marca "Apple".
O acordo, cujos termos não foram divulgados, dá o controle do uso da marca registrada "Apple" e da logo da maçã à empresa de tecnologia.
- Amamos os Beatles, e foi doloroso o desentendimento com eles sobre estas marcas - afirmou o presidente da Apple Inc., Steve Jobs, em um comunicado.
A Apple Inc. deterá agora todas as marcas registradas relacionadas a "Apple" e vai autorizar o uso de algumas dessas marcas à Apple Corps. O comunicado feito pela Apple Inc. não menciona a possibilidade de se baixar músicas dos Beatles pela internet, diz o site "CNNmoney".
A Apple Corps, dos Beatles, foi fundada em 1968 e a Apple Computer, em 1977. As duas entraram em acordo em 1991 para ficarem em suas respectivas áreas depois que acertaram nos tribunais um pagamento de direitos autorais para que o logo da maçã Beatle pudesse aparecer nos computadores Macintosh.
Mas a disputa voltou aos tribunais depois que a Apple Computer entrou no terreno musical com o lançamento do site de músicas virtuais iTunes.
- Eles são fornecedores de sistemas de computação, programas e maquinarias. Nós, os fornecedores da música. Eles atravessaram a linha divisória - disse à época o advogado da empresa dos Beatles, Geoffrey Vos.
Os Beatles estão entre os principais nomes da música que ainda não vendem suas músicas pela Internet, mas no processo contra a Apple Inc., surgiram rumores de que a empresa poderia estar trabalhando para colocar o catálogo da banda à venda em lojas online.
Lula vai trabalhar crise dos deportados internamente sem afrontar Trump
Delação de Mauro Cid coloca Michelle e Eduardo Bolsonaro na mira de Alexandre de Moraes
Crise do Pix, alta de alimentos e Pé-de-Meia mostram que desconfiança supera marketing de Lula
Tiro no “Pé-de-Meia”: programa pode levar ao impeachment de Lula; ouça o podcast
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast