A Apple e a Samsung, maiores fabricantes de smartphones do mundo, perderam ambas parte de suas fatias desse crescente segmento pela primeira vez no primeiro semestre deste ano, segundo um relatório publicado nesta terça-feira (29) pela empresa de pesquisa Strategy Analytics.
As fabricantes americana e sul-coreana representaram durante os três meses 15,3% e 31,2% dos "shipments" (envios), respectivamente, ante 17,5% e 32,4% do último trimestre de 2013. É a primeira perda de participação da Samsung registrada pelo relatório em cinco anos.
Assim como outras pesquisas de mercado para o setor de eletrônicos, o relatório da Strategy Analytics -uma das firmas mais citadas, junto com Gartner e IDC- trabalha com o número de unidades pedidas, produzidas e enviadas pelas fabricantes, o que não necessariamente corresponde às vendas dos aparelhos.
A Apple e a Samsung registraram crescimento no volume de unidades produzidas, mas não quando os números são postos em contexto no mercado de smartphones, que cresceu 33% em relação ao ano passado, segundo o estudo.
As principais responsáveis (ou beneficiadas) pela perda das duas líderes foram as chinesas Huawei e Lenovo, sendo que esta última comprou no período a Motorola - que pertencia ao Google -, apesar de essa aquisição não ter sido levada em consideração, já que ela aguarda a aprovação de órgãos reguladores de alguns governos.
O crescimento relativo ao ano anterior para o mercado como um todo foi menor do que no ano passado, quando o incremento registrado foi de 39,1%.