"É a maior mudança no iOS desde a apresentação do iPhone [em 2007]", definiu Tim Cook, presidente-executivo da Apple, sobre o novo sistema operacional para dispositivos móveis da empresa, apresentado nesta segunda-feira (10) na WWDC, conferência anual para desenvolvedores da companhia, em San Francisco (EUA). A interface do iOS 7, concebida pelo designer Jony Ive, tem ícones mais quadrados, ao estilo do concorrente Android, e possui recursos como multitarefa para todos os aplicativos, integração do serviço de mapas com carros e controles de acesso rápido.
O iOS 7 estará disponível "no outono" (primavera no Brasil) a partir do iPhone 4, do iPad 2 e iPods Touch de 5ª geração; o iPhone 3GS ou mais antigo, o primeiro iPad e iPods Touch de 4ª geração ou mais velhos não receberão a atualização do sistema. A edição beta para desenvolvedores já pode ser baixada.
A Apple adicionou ao iOS 7 alguns recursos que já eram oferecidos na loja alternativa de aplicativos Cydia, disponível apenas para quem destravou o sistema (jailbreak), como é o caso do Control Center. A novidade é uma barra de tarefas com controle de brilho, volume, Bluetooth, lanterna e modo avião, que é exibida na de bloqueio e na barra de notificações, assim como no Android. Além disso, todos os aplicativos pré-instalados do iPhone, iPad e iPod Touch foram redesenhados.
O aplicativo de e-mail terá um novo visual na caixa de entrada e quando os usuários deslizarem o dedo sobre uma mensagem, o app oferecerá recursos que permitem apagar ou movê-la para outra pasta. Já o Calendário contará com uma nova visualização padrão: quando o usuário acessar o app, ele verá no topo um resumo dos compromissos da semana e na parte inferior, o que está acontecendo no momento.
A Apple também apresentou uma interface diferenciada para acessar os aplicativos rodando no modo multitarefa: cada ícone de app contará com informações sobre o estado atual. Infelizmente, o assistente pessoal Siri ainda não terá suporte ao português no iOS 7, recurso aguardado pelos brasileiros desde 2011.Devido às mudanças na equipe de desenvolvimento interno da Apple, especialistas já previam uma interface totalmente nova para o iOS e diversos vídeos feitos por internautas circularam na web nas últimas semanas.
Mapas
No ano passado, o iOS 6, lançado junto com o iPhone 5 nos EUA, em outubro, apresentou vários problemas em seu serviço de mapas, o que levou à demissão de três executivos: o chefe de software Scott Forstall; o responsável pelo setor de varejo John Browett, e o responsável pelo problemático aplicativo de geolocalização Richard Williamson.
Até a quinta versão do sistema móvel da companhia, eram utilizados os mapas do Google, substituídos no iOS 6 por um serviço próprio.
Agora, a Apple anuncia um aplicativo de mapas totalmente renovado e com integração com carros. O vice-presidente da Apple Eddy Cue afirmou que veículos das montadoras Honda, Mercedes, Nissan, Ferrari e Infiniti terão painéis que se integram aos dispositivos com sistema iOS para facilitar o uso dos aparelhos enquanto as pessoas dirigem.
Os usuários poderão controlar os apps Mapas, Músicas e Mensagens, além de poderem atender chamadas. Atualmente, é possível usar alguns desses recursos apenas se o motorista possuir um rádio ou computador de bordo com conexão Bluetooth.Cue disse que essa integração estará disponível em veículos a partir do final de 2014 ou do início de 2015.
iRadio
A Apple anunciou também um novo streaming de música chamado iTunes Radio, que deve estar disponível nos EUA a partir do segundo semestre deste ano (junto com o novo iOS 7).
Disponível para iOS, Mac e Apple TV, o serviço será gratuito -com propagandas para a maioria dos usuários e sem propaganda para os assinantes do iTunes Match (que custa US$ 24,99 por ano).Ao contrário do modelo seguido por Rdio, Spotify e Deezer -que disponibilizam todo o catálgo de músicas para o usuário escolher e elaborar playlists-, o iTunes Radio cria "estações de rádio" baseadas em músicas, artistas e histórico do usuário, de modo similar a sites como o Pandora. Se quiser, o usuário pode clicar na música para comprá-la e ouvi-la a qualquer hora.
Safari
Segundo Tim Cook, o Safari é o navegador móvel mais usado no mundo. E o app não ficou de fora da renovação de interface. No iOS 7, o Safari terá navegação entre as abas com interface 3D e o limite de 8 abas foi aumentando. Entretanto, a nova quantidade máxima de abas não foi revelada. Para voltar e avançar no histórico do novo Safari, agora basta deslizar o dedo de um lado para o outro.
Câmera
A câmera agora contará filtros para fotos em tempo real, como no aplicativo de compartilhamento de imagens Instagram. O álbum de fotografias foi redesenhado terá organização automática, de acordo com a data e local em que foram tiradas.
Siri
O assistente pessoal da Apple terá uma opção de voz masculina, que soa mais natural que a do iOS 6, e poderá fazer pesquisas no Bing e na Wikipedia.
App Store
Também renovada, a loja de aplicativos App Store terá atualização de aplicativos automática, como já ocorre com a Google Play no Android. Entretanto, a empresa não informou se haverá a opção de desabilitar esse recurso, que pode ser um problema para usuários com pouco espaço de armazenamento disponível no aparelho.A loja contará também com um recurso de geolocalização que mostrará os apps mais populares em uma determinada cidade.
Segurança
Além do tradicional Find My Phone, a tecnologia pré-instalada que ajuda a localizar o aparelho em caso de perda ou roubo, o sistema terá também um recurso que impede que o iPhone, iPad ou iPod Touch seja reativado com uma nova conta, já que, para fazer isso, será necessário que a outra pessoa tenha a senha do iCloud do dono do dispositivo.