Um aparelhinho do tamanho de uma borracha escolar fez muito barulho na semana passada. Como tudo o que a fabricante norte-americana Apple faz nos últimos anos, o iPod Shuffle 2 foi apresentado com bastante estardalhaço e logo figurava como manchete dos principais sites de tecnologia ao redor do mundo. O mote dessa vez é que a grife da maçã colocou no mercado "o menor MP3 player do mundo".
Não há porque duvidar da afirmação feita pelo comandante-em-chefe da Apple, Steve Jobs, afinal o Shuffle 2 tem míseros 2,7 centímetros de altura, por 4,1 centímetros de largura e 1,05 centímetro de profundidade. Sua capacidade de armazenamento é de 1 GB, o que permite o armazenamento de cerca de 240 músicas (ou 12 horas). O preço do novo produto que possui revestimento de alumínio e um clipe para ser preso na roupa só tem estimativas para o mercado dos Estados Unidos: US$ 79. "Carregá-lo é como levar um pacotinho de goma de mascar no bolso", disse o misto de empresário e marqueteiro Jobs.
Além do novo Shuffle, a Apple apresentou uma série de novidades em toda as linhas do iPod na última terça-feira. Em comum entre todas elas, a empresa redesenhou fones de ouvido, introduziu novos jogos, criou uma tela 60% mais brilhante e desenvolveu baterias mais duradouras. O novo iPod Video será lançado em versões com capacidades de 30 GB (US$ 249) e 80 GB (US$ 349). A duração da bateria quase dobrou: dura agora até 3 horas e meia rodando vídeos. O novo iPod ainda vai tocar músicas sem intervalos.
A segunda geração do iPod Nano também foi lançada. Assim como o irmão caçula, o Nano virá com frente de alumínio para evitar arranhões, e será vendido nas cores azul, rosa, verde, prata e preto (lembrando o antigo iPod Mini, que já deixou de ser produzido). A principal diferença do aparelho em relação às versões anteriores é a durabilidade da bateria, que passa a ter autonomia de 24 horas, contra 14 do modelo anterior. Esse modelo tem agora três versões, com 2, 4 e 8 GB de memória.
O anúncio de uma nova versão do iTunes, que agora também vai vender filmes, também foi feito. A empresa espera lançar internacionalmente o seu serviço de download de filmes em 2007, com filmes da Disney, Pixar e Touchstone. Steve Jobs, disse que os novos filmes lançados terão um custo inicial de US$ 12,99, se encomendados ou comprados na primeira semana de vendas. Títulos de catálogo custarão US$ 9,99.