A Apple apresentou ontem dois novos modelos de iPhone e deu início a uma nova estratégia para mercados emergentes, em que a aposta está no preço. O alvo principal é a China, segundo maior mercado de smartphones do mundo, repleto de aparelhos contrabandeados e de cópias baratas. Os aparelhos entram em pré-venda nos Estados Unidos na próxima semana. No Brasil, a companhia não divulgou quando colocará os produtos no mercado.
O modelo "emergente" é o iPhone 5C, que terá cinco cores e preço a partir de US$ 99 nos Estados Unidos, se comprado junto com um contrato de dois anos com a operadora de telefonia. Desbloqueado, o preço começa com US$ 549. O aparelho tem corpo em policarbonato, um tipo de plástico, e uma estrutura metálica que serve ainda de antena.
O 5S, mais caro, tem três cores "cinza espaço", prata e dourado e melhorias na velocidade do processador e no software iOS7. O aparelho é equipado com um scanner de impressão digital, que pode desbloquear o telefone com um toque em qualquer ponto da tela.
Canibalização
A paleta de cores mais ampla e o preço mais barato do principal produto da Apple marca uma saída de sua dependência de uma marca premium e dos conhecidos aparelhos em preto e branco. A mais valiosa companhia de tecnologia do mundo está tentando correr atrás de concorrentes como a coreana Samsung e a taiwanesa Huawei em mercados como Índia e China, onde está perdendo terreno rapidamente.
Wall Street aprova a oferta de uma versão mais básica do iPhone, mas alguns investidores alertaram inicialmente que a estratégia reduzirá margens de lucro.
Uma questão chave é se a Apple também venderá o iPhone 5C, mais barato, em mercados mais maduros como Europa ou Estados Unidos, canibalizando vendas do 5S, seu principal modelo. Globalmente, o mercado para celulares inteligentes mais baratos, com preço de cerca de 300 dólares, pode crescer para 900 milhões de unidades até 2015, estimou o analista da Bernstein Research, Toni Sacconaghi. Assumindo que a Apple costuma capturar apenas 10% deste mercado, o 5C traria receita anual de US$ 30 bilhões para a companhia.