A Apple afirmou que havia elevado seu quadro de funcionários em mais de um terço, ante o ano passado, e alertou uma vez mais que antecipa queda em sua margem bruta de lucro nos próximos trimestres.
A Apple informou que tinha 46,6 mil funcionários em tempo integral no trimestre encerrado em 25 de setembro, ante 34,3 mil um ano antes e 32 mil em 2008.
A maior parte da alta aconteceu no segmento de varejo, no qual a empresa no momento tem 26,5 mil trabalhadores, 10 mil a mais que em 2009. A Apple opera 317 lojas, ante 273 um ano antes.
Os detalhes eram parte de documentos encaminhados à Securities and Exchange Commission dos Estados Unidos na quarta-feira.
A empresa também reiterou que sua margem bruta deve cair nos próximos trimestres, com a venda de uma gama mais ampla de produtos, como o iPad, por exemplo.
A Apple registrou margem de 39,4 por cento em seu ano fiscal de 2010, ante 40,1 por cento em 2009.
A empresa lançou o iPad em abril e estabeleceu um preço agressivo, para tentar aproveitar a vantagem de chegar primeiro ao mercado dos computadores tablet.
Os analistas antecipam que a margem da Apple deve cair à medida que o iPad passa a responder por porcentagem mais alta de sua receita geral. O iPhone vinha elevando a lucratividade da empresa desde seu lançamento, em 2007.
Nos documentos, a Apple informou que "antecipa que sua margem bruta caia em períodos futuros, ante o nível atingido durante 2010".
"A queda esperada deve-se em larga medida a uma linha mais ampla de produtos novos e inovadores... e a possíveis futuros aumentos nos preços dos componentes, entre outros custos".
A empresa havia feito comentários semelhantes na documentação encaminhada às autoridades regulatórias no ano passado.
A Apple prevê margem de 36 por cento para o trimestre que se encerra em dezembro.
A empresa declarou na documentação que antecipa investimentos da ordem de 4 bilhões de dólares em seu ano fiscal de 2011, incluindo 600 milhões de dólares nas instalações de suas lojas.
A empresa planeja abrir de 40 a 50 novas lojas no ano que vem, mais de metade delas fora dos Estados Unidos.
O investimento da Apple foi de 2,6 bilhões de dólares em 2010, o que inclui 404 milhões de dólares para as lojas.
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