A Apple vai passar a vender iPhones desbloqueados em seu próprio site brasileiro. O novo modelo 4S e as versões de 8GB dos iPhones 4 e 3GS estarão disponíveis na página da Apple Store a partir de 16 de dezembro. Os preços não foram informados, mas o site deixa claro que o consumidor pode obter descontos comprando o smartphone por meio de uma operadora. O frete será gratuito. Na Apple Store norte-americana, os telefones desbloqueados custam a partir de US$ 375 (3GS 8GB), US$ 549 (4, 8 GB) e US$ 649 (4S, 16 GB).
O iPhone 4S chegará às operadoras também no dia 16, custando a partir de R$ 1.899. O telefone tem o processador do iPad 2 o A5 dual core, que é duas vezes mais rápido que o anterior e promete processamento gráfico sete vezes mais veloz. Seu sistema operacional é o novo iOS 5. A câmera também melhorou: é de 8MP, grava vídeos em alta definição e fotografa com velocidade 33% maior. Há também o programa Siri, um assistente de tarefas entende perguntas faladas pelo dono. Mas o software ainda não tem suporte para português.
O iPhone 4 de 8GB foi lançado no início deste mês e custa entre R$ 199 e R$ 1.799, de acordo com o plano contratado na operadora.
iTunes
A espera pela estreia da iTunes no Brasil é longa, mas está perto do fim. Segundo fontes da indústria fonográfica, as negociações para a chegada da loja virtual e multimídia da Apple avançam e o lançamento oficial do iTunes deve acontecer na próxima semana, entre segunda e quarta-feira, a tempo do Natal. Anteontem, uma vaga de gerente de marketing para a América Latina foi aberta pela companhia americana e reforça as esperanças do lançamento da iTunes Store no Brasil.
O novo contratado será responsável por "ajudar a iTunes Store a se tornar líder na distribuição de conteúdo na América Latina" e vai trabalhar em São Paulo, onde a companhia americana tem um escritório. A Apple já tem um executivo no Brasil, Lucas Garcia Villas Boas, negociando acordos com gravadoras brasileiras. Líder global na venda de conteúdo multimídia em sua loja virtual, a Apple se prepara para entrar no mercado latino, ainda não explorado por rivais, em busca de clientes.