A Apple superou o Google como marca mais valiosa do mundo, pondo fim a quatro anos de liderança do maior serviço mundial de buscas na Internet, de acordo com novo estudo da agência mundial de marcas Millward Brown.
A fabricante do iPad e iPhone tem uma marca avaliada em 153 bilhões de dólares no momento, quase metade do valor de mercado da Apple, de acordo com o estudo anual BrandZ, que compila as 100 marcas mais conhecidas do mundo.
A linha de bens de consumo criados pela Apple levou a companhia a superar a Microsoft e se tornar a empresa de tecnologia com maior valor de mercado, em 2010.
Peter Walshe, diretor de marcas mundiais da Millward Brown, diz que a atenção meticulosa da Apple aos detalhes, além da presença crescente de seus aparelhos no ambiente empresarial, permitiram que ela se comporte de modo diferenciado dos demais fabricantes de bens eletrônicos de consumo.
"A Apple está violando as regras no que tange à formação de preços", disse ele à Reuters. "Está fazendo o que as marcas de luxo fazem, no sentido de quanto mais alto o preço, mais ele parece reforçar e sustentar o desejo de adquirir."
"Obviamente isso precisa estar combinado a produtos excelentes e a uma grande experiência, algo que a Apple vem nutrindo nos consumidores", disse.
Das 109 maiores marcas do relatório apresentado nesta segunda-feira, seis estão no setor de tecnologia e telecomunicações. O Google aparece em segundo lugar, IBM em terceiro, Microsoft em quinto, AT&T em sétimo e China Mobile em nono.
A rede de lanchonetes McDonald's subiu dois postos, para a quarta posição, com o crescimento mais rápido registrado pelo setor de fast food. A Coca-Cola caiu um e está em sexto, a Marlboro caiu uma posição, para o oitavo posto, e a General Electric está em décimo.
Walshe disse que a demanda chinesa havia sido fator importante na alta das marcas de fast food. "Os chineses estão descobrindo o fast food e é um mercado imenso. McDonald's Starbucks e as cadeias de pizzarias chegaram à China", disse.
"A maneira pela qual a McDonald's se reinventou, adaptou seus cardápios, adicionou opções saudáveis, expandiu seus horários de serviço, por exemplo servindo mingau de aveia de manhã... isso, combinado ao crescimento dos mercados em desenvolvimento, realmente ajudou a marca."
O relatório completo está disponível em www.millwardbrown.com/brandz.
CHINA E BRASILA pesquisa também mostra que mais da metade das 13 marcas que estrearam nos rankings regionais do levantamento estão baseadas na China e no Brasil.
As novas marcas chinesas incluem uma combinação de estatais (China Mobile, China Life Insurance e Bank of China) e empresas privadas (site de buscas Baidu e a rede social Tencent/QQ). Do Brasil, duas cervejas (Skol e Brahma, da AmBev) e uma marca de produtos de beleza (Natura) estreiam no ranking latino-americano.
O ranking de marcas dos países latino-americanos apurado pela Millward Brown inclui 8 marcas, seis das quais de empresas do Brasil. A Petrobras lidera, com um valor de mercado de sua marca de 13,42 bilhões de dólares.