A tecnologia é uma grande aliada dos pais para monitorar o comportamento dos filhos. Com aplicativos específicos, eles podem calcular o valor da mesada, verificar se chegaram a um local determinado e ainda controlar o rendimento na escola.
Um desses apps é o Sophia, desenvolvido pela Cre8, de Florianópolis. A ferramenta, criada em parceria com a Prima, especialista em soluções tecnológicas para o gerenciamento de instituições de ensino, permite aos pais que acompanhem o calendário de eventos da escola, verifiquem notas de provas e do boletim do estudante. Lançado em janeiro, o Sophia já é usado por dois colégios de São Paulo.
Seguindo essa tendência, a 01 Tecnologia, de Curitiba, lançou em novembro o Mesada Educativa. "Tudo começou quando vi uma postagem no Facebook de um pai que controlava a mesada dos filhos baseado na meritocracia. Na infância, meu pai tinha um controle semelhante e aí surgiu a ideia de fazer um app para divulgar a educação financeira aos jovens", diz o diretor da empresa, Wilson Pacheco Jr.
No aplicativo, que é gratuito, o pai lança o valor da mesada e os critérios de avaliação com os respectivos valores. No fim do mês, a ferramenta calcula o valor da mesada de acordo com as regras não cumpridas e os bônus conquistados. O filho também pode acessar o sistema para saber quanto irá receber.