O forte crescimento no número de investidores em bolsa nos últimos anos (de 155 mil, em dezembro de 2005, para os atuais 595 mil) poderia não ter ocorrido se corretoras e agentes de investimento não tivessem investido educação. A maioria deles tem hoje palestras e cursos que fornecem alguns conhecimentos básicos para quem está interessado em operar. A novidade é que eles tendem a não se concentrar mais apenas nas ações e oferecem uma visão inicial das várias categorias de investimento disponíveis. Obviamente, ninguém faz isso apenas para o bem do mercado: o objetivo final é transformar alunos em clientes. Em se tratando de investimentos, entretanto, a desinformação é a regra e, nesse cenário, os cursos acabam sendo positivos para todos. As pessoas agregam conhecimentos, as corretoras ganham clientes e a bolsa cresce.
Uma das pioneiras nessa área foi a XP Investimentos, que criou em 2003 uma área específica para esses cursos. Mais de 200 mil pessoas já passaram pelos cursos da XP Educação, que hoje oferece dez cursos nos níveis iniciante, intermediário e avançado. O mais recente chama-se "Aprenda a Investir seu Dinheiro" e foi lançado na semana passada, com 180 turmas em todo o país. "Nós apresentamos o investimento em ações, mas também fundos de renda fixa, Tesouro Direto, CDBs e previdência privada, e comparamos essas aplicações com a poupança", explica Leandro Moreira, diretor da divisão educacional.
No Paraná, há turmas em Apucarana, Cascavel, Cianorte, Curitiba, Foz do Iguaçu, Londrina e Maringá, ao preço de R$ 190. São sete horas de aulas coletivas e uma hora particular, só entre o aluno e um assessor de investimento, que o ajuda a definir um portfólio de investimentos. O resultado é positivo para a corretora. Segundo Moreira, os clientes que passaram pelo curso investem valores 50% maiores e aplicam em uma variedade maior de produtos financeiros. "Investidores que nunca fizeram cursos investem, em média, em 1,2 produto. Os que passaram pela XP Educação investem, em média em 1,7 produto da empresa", diz.
Em muitas empresas, os cursos e palestras são gratuitos. É assim com a Target Invest, empresa de agentes autônomos de investimento que representa a corretora Octo, que tem palestras em oito tópicos diferentes, sempre às terças e quintas-feiras. "As nossas palestras têm vários níveis de conteúdo, mas a maior parte das pessoas que comparece é mesmo de iniciantes", diz o operador de renda variável Mário Giovanonni.
A Toro Investimentos promove palestras gratuitas toda semana, além de atender empresas e universidades. "Trabalhamos com diversos temas, mas as palestras sobre como conquistar o primeiro milhão e sobre Tesouro Direto são as mais solicitadas", revela o sócio-diretor Alessandro Helpa. A empresa tem ainda encontros sobre ouro, CDB e ações, entre outros temas. "A ideia é atrair um público que queira se educar financeiramente, seja para tocar as finanças domésticas, para aprofundar os conhecimentos na área profissional ou para administrar uma empresa."
Apesar de as palestras serem uma forma barata e disponível de obter informações sobre investimentos, convém tomar cuidado com a qualidade do que é apresentado se possível, assistir a eventos de mais de uma fonte antes de decidir com qual empresa irá operar. "Tem gente que reserva uma sala, monta cinco slides e chama isso de curso", comenta Mário Almeida, economista e autor do blog Eu Cuido do Meu Dinheiro.
Serviço:
Target Invest (www.targetinvest.com.br) 41 3340-9029; Toro Investimentos (www.toroinvestimentos.com.br) 41 3052-7700; XP Educação Inscrições pelo site www.xpi.com.br/aprenda