A presidente da Argentina, Cristina Kirchner, anunciou nesta quinta-feira (4) um empréstimo de US$ 70 milhões para a General Motors Argentina. Os recursos financiarão 58% de um novo modelo, que será fabricado com peças locais, e devem garantir 2.200 empregos. Os recursos são da Anses, que administra o dinheiro de aposentadorias e pensões no país.
"É importante sustentar essa atividade econômica que vai permitir a manutenção dos empregos também do setor de autopeças. Uma das condições que colocamos para conceder o empréstimo é que todas as peças sejam de origem argentina", ressaltou Cristina, em discurso na unidade da GM em Rosario, na província de Santa Fe. O presidente da montadora, o brasileiro Edgar Lourencon, afirmou que o apoio do governo argentino foi decisivo para fabricar o novo modelo na unidade.
Segundo Lourencon, além dos 2.200 empregos diretos, a GM possui outros 1.000 indiretos e todos serão preservados. "Ainda não sabemos como o novo modelo vai se chamar, mas sabemos que sua produção vai estar plena no último trimestre deste ano, pronto para ser lançado em 2010.
Volkswagen
Já a montadora alemã Volkswagen anunciou hoje em Buenos Aires que vai fabricar sua primeira picape do segmento de uma tonelada a Amarok. A picape Amarok - que significa Lobo no idioma esquimó - será apresentada formalmente em dezembro e sua comercialização está prevista para o primeiro trimestre de 2010.
O gerente de Relações Institucionais da Volkswagen na Argentina, Rony Frost, informou que o veículo será produzido exclusivamente na unidade local de Pacheco para ser exportado para todo o mundo. "A Amarok marca o início de uma estratégia de crescimento da Volks e sua entrada em um novo segmento", disse Stephan Schaller, presidente e porta-voz do conselho executivo da Volkswagen Veículos Comerciais.
"A Amarok é a primeira picape deste tipo da montadora e dos grandes fabricantes europeus, e vai competir principalmente com os rivais asiáticos no segmento dos veículos de uma tonelada", ressaltou. Segundo a Volks, a Amarok vai concorrer com os modelos Hylux (Toyota) , L-200 (Mitsubishi), Ranger (Ford) e Frontier (Nissan).
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast