O Ministério da Agricultura informou nesta terça-feira (22) que a Argentina decidiu acabar com as restrições às exportações brasileiras de carne suína. Em troca, o Brasil vai retirar do regime de licença não automática a importação de uva passa do país vizinho.
A informação foi transmitida, nesta terça-feira, ao embaixador da Argentina no Brasil, Luís Mmaria Kreckler, em audiência com o ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro. Segundo o embaixador, a liberação foi anunciada nesta terça, em Buenos Aires, pelo ministro do Comércio Interior da Argentina, Guillermo Moreno, em um encontro com importadores argentinos.
Este é o primeiro gesto argentino de regularização do comércio bilateral, após a reunião ocorrida na semana passada entre os ministros Mendes Ribeiro Filho, Antonio Patriota (Relações Exteriores) e Fernando Pimentel (Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior) com o ministro argentino Héctor Marcos Timerman (Relações Exteriores) e o secretário Guillermo Moreno.
A reunião entre o embaixador argentino e o ministro da Agricultura também serviu para tratar da suspensão sanitária de importações de uvas-passas da Argentina. Mendes Ribeiro Filho informou já ter determinado a liberação das importações, assegurando que vai fazer todos os esforços para imediata solução do impasse e liberação da venda desses produtos para o Brasil.
Técnicos dos governos brasileiro e argentino deverão reunir-se novamente para tratarem das pendências de interesse bilateral, incluindo temas agrícolas, provavelmente no dia 4 de junho, em Buenos Aires. Caso não sejam acordadas soluções para os temas da pauta, o Embaixador argentino sinalizou com a possibilidade de uma segunda reunião no dia 15 de junho, no Brasil.
- Ministério afirma ter fornecedores de gás após Repsol suspender envio
- Repsol rescinde fornecimento de gás liquefeito na Argentina
- Vale não avalia possibilidade de aumentar participação na CSA
- Crise europeia gera oportunidades para a América Latina, diz Slim
- Repsol processa Argentina nos EUA por expropriação da YPF