Ouça este conteúdo
O economista Persio Arida, que integra a equipe de transição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), disse que as responsabilidades fiscal e social andam juntas e não podem ser opostas. A declaração foi dada em Nova York, nos Estados Unidos, durante uma palestra na terça-feira (15).
O evento foi organizado pelo Grupo de Líderes Empresariais (Lide), entidade brasileira que reúne empresários e políticos para discutir temas relacionados à economia. Arida foi um dos responsáveis pela criação do Plano Real e também é ex-presidente do Banco Central.
"Políticas sociais sem responsabilidade fiscal geram uma crise econômica que acaba por inviabilizá-las. Temos exemplos opostos também", disse Arida, segundo declaração publicada pelo jornal Folha de São Paulo.
Arida respondia a questionamentos sobre o discurso em que Lula afirmou que as pessoas não deveriam sofrer para garantir "a tal da estabilidade fiscal", em uma crítica direta ao teto de gastos e às metas de superávit. O futuro presidente chegou a comentar o “nervosismo do mercado” e disse nunca ter visto "um mercado tão sensível como o nosso".
De acordo com o veículo, a sugestão apresentada pelo economista foi a criação da Lei de Responsabilidade Social. Ela teria funcionamento semelhante à Lei de Responsabilidade Fiscal do governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB).