As 250 maiores redes varejistas apresentaram um crescimento 4,3% no período de junho de 2014 a junho de 2015, na comparação com os 12 meses anteriores. Juntas, elas faturaram US$ 4,5 trilhões no período, de acordo com a pesquisa “Global Powers of Retailing 2016”, feita pela consultoria Deloitte.
De acordo com o levantamento, essas empresas apresentaram uma rentabilidade baixa, de apenas 2,8%, menor do que os 3,4% do período anterior. Em grande medida, segundo o relatório, as redes estão sofrendo os impactos da migração para o consumo digital, com a expectativa dos consumidores evoluindo de maneira mais rápida do que a capacidade de adaptação das empresas.
Na lista, estão apenas duas empresas brasileiras, a Lojas Americanas (receitas de US$ 6,89 bilhões), em 143º lugar e a Magazine Luiza (US$ 4,16 bilhões), em 217º – empresa que se destaca por ter subido 30 posições no ranking.
Veja a seguir quais são as dez maiores do mundo:
1. Walmart: rede dos Estados Unidos, com faturamento de US$ 485 bilhões.
2. Costco Wholesale: rede norte-americana, com receita de US$ 112 bilhões.
3. The Kroger: também dos Estados Unidos, faturou US$ 108 bilhões.
4. Schwarz Unternehmens Treuhand: rede alemã, dona da bandeira Lidl, com receita de US$ 102 bilhões.
5. Tesco: de origem americana, teve receitas de US$ 99,7 bilhões.
6. Carrefour: a rede francesa faturou US$ 98,4 bilhões.
7. Aldi Einkauf: rede alemã, faturou US$ 86,4 bilhões.
8. Metro AG: também alemã, teve receitas de US$ 85,5 bilhões.
9. The Home Depot: norte-americana, teve receitas de US$ 83,1 bilhões.
10. Walgreens: rede de farmácias de origem americana, faturou US$ 76,3 bilhões.
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