Curitiba Mais de 200 oportunidades de negócio em diversos setores da economia podem ser exploradas por futuros empresários em quatro cidades do interior do Paraná. Esses municípios já contam com um novo serviço oferecido pelo Sebrae/PR: o estudo de Investimentos Estruturantes, apresentado na última terça-feira pela entidade. A instituição pesquisou o entorno de 36 pontos estratégicos de Londrina, Maringá, Cascavel e Pato Branco, denominados empreendimentos-âncora. As informações reunidas permitem que eventuais empreendedores conheçam as potencialidades de determinadas regiões.
Os empreendimentos-âncora são locais que costumam movimentar a economia de áreas próximas. Dos 12 pontos estudados em Londrina, os três que reúnem condições de criar o maior número de novos negócios são as proximidades da Avenida Ayrton Senna, do São Paulo Towers e da Cidade Universitária. "São locais onde há grande fluxo de pessoas e infra-estrutura, mas que ainda oferecem espaços para novos negócios", explica o consultor Júlio César Rodrigues, do escritório do Sebrae de Londrina.
Entre as mais de 80 oportunidades mapeadas na cidade, destacam-se estabelecimentos ligados à área de refeições, como pizzarias, lanchonetes e restaurantes. Sugestões de farmácias e locadoras de vídeo e DVD também são freqüentes: aparecem seis vezes em cada local. "Esses estabelecimentos estão muito concentrados no centro da cidade, distantes de áreas residenciais, onde está a maior demanda", diz Rodrigues. "Em alguns bairros mais afastados do centro, não existem farmácias que fiquem abertas até mais tarde."
O consultor Marco Aurélio Gonçalves conta que, em Maringá, as áreas de alimentação e comércio podem ser as melhores iniciativas, seguidas por serviços automotivos e empreendimentos ligados à área da saúde. Em Cascavel, o maior número de oportunidades se concentra na Avenida Carlos Gomes, enquanto em Pato Branco a Avenida Tupi lidera esse quesito.
De acordo com o Sebrae, os dados reunidos no estudo de Investimentos Estruturantes serão constantemente atualizados e novos empreendimentos-âncora deverão ser adicionados.
Serviço: Os empresários interessados em conhecer o novo sistema devem marcar atendimento individual no escritório do Sebrae de sua cidade: Londrina: (43) 3373-8000; Maringá: (44) 3220-3474; Cascavel: (45) 3321-7050; Pato Branco: (46) 3220-1250.