Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Overgame

As máquinas da guerra voltaram

Gears of War 3 ganhou um acabamento gráfico primoroso: o mais bonito da série | Divulgação
Gears of War 3 ganhou um acabamento gráfico primoroso: o mais bonito da série (Foto: Divulgação)
 |

1 de 2

 |

2 de 2

Jogar Gears of War 3 deixa um certeza: a série terá ainda muitos capítulos, ao contrário de que havia sido afirmado desde então.

Consolidado como um dos exclusivos de maior sucesso no Xbox 360, o jogo fez bonito em sua estreia, no fim do mês passado, entrando na lista dos mais vendidos. Gears conseguiu se diferenciar dos concorrentes por trazer um sistema esperto de cobertura durante as batalhas. Entender os cenários se tornou mais necessário, já que um barril aqui e uma mureta acolá eram vitais para se avançar.

A nova versão se mantém fiel aos dois antecessores com boas melhorias.

A mais visível foi o acabamento gráfico, que já era primoroso. Este é o jogo mais bonito da série e um dos mais refinados para o console da Microsoft. As paredes ganharam novas texturas e agora possuem detalhes até quando são vistas de perto. Os cenários ficaram mais amplos, com mais arenas abertas.

A história também ganhou um melhor polimento e tenta vender uma certa profundidade. Dezoito meses após os acontecimentos finais de Gears 2, Marcus Fenix, um dos soldados da Coligação de Governos Ordenados, precisa novamente salvar a humanidade de uma raça mutante alienígena. Agora, o protagonista descobre que seu pai ainda está vivo e fará de tudo para encontra-lo. A crítica em geral discorreu elogios sobre a trama. Mas, é bom lembrar, não é para tanto. A não ser que o jogar tenha facilidade em aceitar diálogos canastrões e interpretações de bonecos brutamontes. Mesmo com as dezenas de cenas de corte que tentam dar maior imersão à história, o mais divertido continua sendo correr, esconder e atirar contra qualquer coisa que se mova na tela.

Por isso, findada a campanha principal, o melhor é cair na jogatina on-line, que também recebeu bons ajustes. A melhor delas foi a ampliação do modo cooperativo, que agora aceita que até quatro jogadores se juntem para salvar a humanidade. Há ainda o modo Horda 2.0, que permite acrescentar ao mapa diversos itens de defesa, como armadilhas, muros ou metralhadores fixas que podem sofrer "upgrade" durante a ação. Esta função traz uma pequena mudança no modo de jogar, já que será preciso pensar onde investir uns trocados, se em melhorias de defesa ou na compra de munição.

Os brasileiros receberam uma atenção especial. Como a estratégia da Microsoft em ampliar sua participação no mercado nacional, Gears of Wars 3 vem todo legendado em português e com preço de lançamento menor do que se via há pouco tempo, a R$ 129. A localização de idioma e preço deixa o jogo muito mais acessível e, provavelmente, deve ampliar ainda mais a base dos fãs da série. Mesmo sendo anunciada desde o princípio como uma trilogia, com começo meio e fim, muito provavelmente o sucesso da terceira versão deixou abertas as portas para novas aventuras com os soldados brutamontes. "Há tantas maneiras de se contar esta história. A marca está mais forte do que nunca", deu uma pequena pista o principal designer da série, Cliff Bleszinski, em entrevista ao site Develop.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.