Entrega de vinhos a domicílio está entre um dos serviços mais populares| Foto: Henry Milleo/Gazeta do Povo.

A exemplo do que acontece há alguns anos nos Estados Unidos, o número de sites que oferecem entregas periódicas de produtos se multiplicou. O serviço, que aposta na comodidade total dos assinantes e no modelo de compra programada, atende os mais variados públicos e os abastece com uma gama para lá de inusitada de itens, de lâminas de barbear a cuecas.

CARREGANDO :)

O serviço é como uma assinatura tradicional de jornal ou revista. Um fã de vinhos, por exemplo, paga uma taxa mensal para receber duas garrafas diferentes a cada semana. Ou ao pagar uma anuidade, recebe um kit mensal de esmaltes temáticos. No final das contas, a assinatura compensa para o consumidor, que paga menos pelo produto, e para as empresas, que trabalham com um faturamento garantido.

"Estes serviços caíram no gosto. Foi uma evolução da febre das compras coletivas", afirma o consultor de varejo Cleber Cazarim. A diferença, segundo ele, é que as compras de descontos ficaram marcadas por serviços ruins, enquanto as assinaturas, geralmente, colecionam boas reputações com seus clientes.

Publicidade

Mas o especialista alerta: os interessados devem ser seletivos nas suas assinaturas. "O consumidor não pode se empolgar. É recomendável assinar somente aquilo que ele tenha certeza de que se interessa. Caso contrário, as assinaturas, e suas faturas, viram um tormento", completa.

Confira alguns produtos que estão à disposição dos interessados nos serviços:

EsmaltesA febre extrapola as esmalterias. A loja Marias do Esmalte, de Curitiba, entrega todos os meses uma caixa de produtos surpresa para as assinantes. A seleção dos itens é feita com base num perfil criado pela cliente no ato da assinatura. Elas também podem acessar resenhas sobre os produtos e trocar experiências no site do serviço.

CuecasOs homens, por sua vez, também têm um serviço bastante peculiar à disposição. A cada três meses o Cueca em Casa envia duas peças para os seus assinantes. Depois de um tempo, a ideia é que a gaveta de roupas íntimas dos clientes esteja inteiramente renovada. O site também vende produtos avulsos com desconto para os assinantes. O Rabixo é outro site que trabalha com a mesma premissa. Além das cuecas, a loja entrega meias aos seus clientes.

CervejasA popularidade da apreciação de cervejas também motivou o serviço de entrega periódica da bebida aos seus fãs. O mais tradicional é o Have a Nice Beer que entrega na casa do associado de quatro a oito garrafas de cervejas especiais, além de uma revista. A curitibana Clube do Malte também entrega mensalmente um kit de cervejas, um copo e um guia de degustação para seus assinantes.

Publicidade

VinhosÉ um dos serviços mais populares. Os sites líderes do setor afirmam que os produtos vendidos para os membros dos clubes saem cerca de 25% mais baratos. No Wine.com.br, existem planos para iniciantes e apreciadores experientes. No site Vinitude, além da assinatura, os fãs da bebida de Baco também podem indicar novos membros para o clube e ganhar descontos em novas compras. O serviço varia no preço e na quantidade. O interessado pode pagar R$ 100 por mês para receber duas garrafas de produtos importados e nacionais ou até R$ 300 para receber seis vinhos.

PetshopAté os bichos de estimação podem ser assinantes dos serviços delivery. O DogBox entrega brinquedos e produtos utilitários para cães. A periodicidade e o conteúdo do pacote enviado são definidos no ato da assinatura. O cliente também tem acesso a conteúdos exclusivos, como um blog com dicas de como cuidar dos animais e promoções para os assinantes.

GourmetAlém de enviar uma série de ingredientes gourmet, a assinatura do BistroBox também contempla uma espécie de curso de culinária para os membros do clube. São cinco produtos selecionados e uma receita para ajudar na criação dos pratos.

CarnesNa mesma linha dos produtos gourmet, existem sites especializados na entrega de peças de churrasco para os amantes da carne na grelha. Geralmente, o serviço vai além da entrega da carne: um informativo sobre modos de preparo, origem do corte e informação sobre a seleção da peça são enviados aos clientes. A entrega compreende cortes de 2 a 6 quilos.

Sapatos e bolsasNo mesmo molde da assinatura dos esmaltes, a interessada preenche um perfil. De acordo com seu estilo, todo mês a empresa envia um novo produto de etiqueta própria, incluindo sapatos, bolsas, cintos e acessórios. As assinaturas custam cerca de R$ 100 por mês.

Publicidade