Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Finanças

Associação de jornais protesta contra proposta feita pela CVM

São Paulo – A Associação Nacional de Jornais (ANJ) divulgou ontem nota em protesto contra a minuta da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) que sugere mudanças na regulamentação da atividade de jornalistas especializados no setor de finanças. A iniciativa da CVM, colocada em audiência pública em 15 de agosto "pretende estabelecer um ponto de equilíbrio entre os benefícios inegáveis que podem ser produzidos com a atuação profissional de jornalistas especializados em mercado de capitais, que se constitui em uma ferramenta de esclarecimento e democratização de informações principalmente ao investidor de varejo, e a grande capacidade de influência e condicionamento que podem exercer sobre o mercado de capitais", diz o texto do edital que abre a consulta pública sobre o assunto.

A proposta da CVM despertou críticas de diversas entidades de classe de jornalismo, que a classificaram como censura. Segundo a nota da ANJ, a minuta viola o preceito constitucional que protege a liberdade de expressão e o livre exercício da profissão de jornalista. "A Associação Nacional de Jornais (ANJ) manifesta-se frontalmente contra qualquer tentativa de normatização do trabalho jornalístico pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) no âmbito das alterações que pretende fazer nas disposições sobre a atividade de analista de valores mobiliários. A ANJ assinala que nenhuma instância, governamental ou não, pode se colocar acima do preceito constitucional que protege a liberdade de expressão e garante o livre exercício da profissão de jornalista", diz trecho da nota.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.