Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
índice

Atacado desacelera, varejo sobe e IGP-DI repete alta

O Índice Geral de Preços-Disponibilidade Interna (IGP-DI) subiu 1,10 por cento em setembro, a mesma alta de agosto, informou a Fundação Getúlio Vargas (FGV) nesta sexta-feira.

Analistas consultados pela Reuters previam uma alta de 1,15 por cento, de acordo com a mediana de 18 respostas que variaram de 1,02 a 1,28 por cento.

O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) subiu 1,47 por cento em setembro, após alta de 1,70 por cento em agosto.

O IPA agrícola saltou 5,15 por cento, seguindo a elevação de 2,68 por cento no mês anterior. O IPA industrial teve aumento de 0,31 por cento agora, contra 1,40 por cento antes.

As maiores altas individuais de preços no atacado foram de milho em grão, bovinos, aves, algodão em caroço e soja em grão, esse último já desacelerando o ritmo de avanço em relação ao mês anterior, para 3,36 por cento nesta leitura, ante 9,19 por cento na anterior.

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) avançou 0,46 por cento em setembro, após queda de 0,08 por cento em agosto.

Os custos do grupo Alimentação subiram 0,84 por cento, depois de caírem 0,64 por cento no mês anterior. Os de Vestuário aumentaram 1 por cento, contra queda de 0,40 por cento antes.

Os principais aumentos de preços no varejo foram de limão, tarifa de água e esgoto, pão francês, alcatra e melancia.

O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) teve alta de 0,21 por cento em setembro, ante oscilação positiva de 0,14 por cento em agosto.

No ano, o IGP-DI acumula alta de 8,04 por cento até setembro e nos últimos 12 meses, de 7,95 por cento.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.