Quem usa o WhatsApp deve ficar atento a um novo golpe que circula pelo aplicativo. Trata-se da mensagem que oferece um link para que o usuário confira quem visitou seu perfil no app. As informações são da empresa especializada em softwares de segurança Kaspersky Lab.
Ao clicar no link atrelado à mensagem, a vítima é redirecionada a uma página que afirma liberar o recurso se ela convidar outros 10 amigos ou três grupos para utilizar o serviço.
Em seguida, são abertos no smartphone do usuário diversos sites de propaganda, que oferecem conteúdos pagos. Caso o cliente clique em uma dessas páginas, mesmo que por engano, acaba assinando o serviço oferecido. Nenhum deles oferece o recurso de saber quem “fuçou” seu perfil no WhatsApp.
A cobrança é feita diretamente na conta telefônica do cliente, ou, no caso de linhas pré-pagas, descontada dos créditos. É nesse momento que os golpistas faturam, recebendo comissão pelas assinaturas realizadas.
Em maio, a Gazeta do Povo já havia alertado os internautas sobre outro golpe que corria pelo app, o WhatsApp Gold. Nesse caso, os criminosos recebiam pela publicidade e promoção de aplicativos de terceiros.
Como agir?
Caso um usuário caia no golpe, é preciso contatar a operadora de telefonia e solicitar o cancelamento da assinatura. Também é recomendável instalar um anti-vírus no smartphone para evitar o acesso a páginas maliciosas.
Colaborou: Mariana Balan.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast