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Banco Postal

Atendimento não deve sofrer mudanças

As mudanças que o governo federal pretende fazer no Banco Postal, anunciadas na quarta-feira, não vão prejudicar o atendimento bancário nem interferir no quadro de funcionários da rede, que é uma parceria dos Correios com o Bradesco. O Paraná conta com 370 agências do banco, que operam cerca de 258 mil contas. A intenção do governo é assumir o controle da instituição e romper o contrato celebrado há seis anos com o Bradesco, que tem duração até 2009.

De acordo com o assessor de comunicação dos Correios no Paraná, Paulo Araújo, o Banco Postal conta com cerca de mil funcionários concursados. Eles pertencem ao quadro da estatal e por isso têm estabilidade no emprego mesmo que a operação seja feita por outra instituição bancária. As mudanças só serão implantadas após estudos de um grupo de trabalho em Brasília, que terá 90 dias para definir a data e o valor da indenização que deverá ser paga ao Bradesco. Os Correios arrecadam de R$ 10 milhões a R$ 12 milhões ao mês com os serviços do banco.

O Banco Postal, um conjunto de serviços financeiros, foi criado para atender a população com menor renda e cobra taxas inferiores às praticadas em outras instituições. Nele é possível abrir conta corrente ou de poupança, fazer depósitos, saques, empréstimos, retirar extratos do INSS ou fazer cartão de crédito.

O Bradesco não quis se pronunciar sobre a decisão do governo federal. A rede do Banco Postal é formada por 5.548 agências em todo o Brasil e 5,5 milhões de clientes, dos quais 1 milhão são aposentados.

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