Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Indicadores

Atividade da indústria brasileira cai em maio, segundo CNI

Após dois meses de números positivos, os indicadores industriais medidos pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) pioraram em maio, indicando um recuo na atividade do setor. O resultado divulgado hoje confirma a queda de 2% na produção da indústria naquele mês, anunciado na semana passada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Na comparação com abril, o faturamento real da indústria caiu 0,5%, o número de horas trabalhadas tombou 3,6%, e o emprego recuou 0,2%, mostrou hoje a CNI.

O percentual da capacidade total de produção do setor que está em uso também diminuiu de 82,9% em abril para 82,2% em maio.

Os únicos números positivos foram o crescimento da renda dos trabalhadores pelo quarto mês seguido. A massa salarial (soma de todas os salários pagos nos setor) cresceu 0,5% ante o mês anterior e o rendimento médio do trabalhador subiu levemente, com alta de apenas 0,1% acima da inflação.

Apesar da piora dos indicadores em maio, no acumulado do ano a indústria ainda apresenta crescimento, com aumento de 6,2% no faturamento, de 0,5% no emprego e de 2% na massa salarial, ante os cinco primeiros meses de 2012. Já o número de horas trabalhadas ficou estável nesse período.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.