O Indicador de Atividade Econômica registrou baixa de 0,1% em novembro de 2013 em relação a outubro, já descontados os efeitos sazonais, divulgou a Serasa Experian nesta sexta-feira. Na comparação com novembro de 2012, o indicador teve alta de 2%. Com este resultado, a atividade acumulou crescimento 2,3% no período de janeiro a novembro de 2013.
Em nota, os economistas da Serasa Experian atribuem o fraco desempenho da economia no penúltimo mês do ano passado aos juros elevados e às incertezas que pairam sobre o cenário de curto prazo no cenário econômico brasileiro, o que "afeta negativamente as decisões de investimento".
Pelo lado da oferta agregada, o mês de novembro foi caracterizado pela queda de 0,3% da atividade industrial e pela estagnação da produção agropecuária. Por outro lado, houve expansão de 0,3% do setor de serviços.
Já pelo lado da demanda agregada, de acordo com o indicador, a queda de 2,7% dos investimentos foi o principal destaque negativo. Os gastos em consumo, tanto das famílias quanto do governo, avançaram idênticos 0,6% em novembro, enquanto o setor externo registrou avanço de 3,7% nas exportações e queda de 5,3% nas importações.