Você pode nem desconfiar, mas, muito provavelmente, seu maior aliado para combater o sedentarismo está, neste momento, no seu bolso. O desenvolvimento de aplicativos vem potencializando o uso dos celulares como ferramenta de auxílio à prática esportiva, tanto para atletas amadores quanto para profissionais. Para quem corre, para quem pedala ou para quem malha, os aplicativos ajudam a fornecer dados, estabelecer metas de desempenho e critérios de treinamento. Ou seja, podem transformar seu celular em um verdadeiro personal trainer.
A variedade de aplicativos é grande, tanto na Apple Store quanto na Android Market. O ciclista Juliano Machado, que também usa a bicicleta como ferramenta de trabalho para fazer entregas expressas, usa o Mytracks, desenvolvido para Android, para traçar suas rotas. "O aplicativo faz o rastreamento do percurso pelo GPS e ainda mostra dados como altimetria, velocidade média, velocidade máxima, tempo em movimento, tempo total e tempo parado. Ajuda a monitorar o desempenho com base em dados e buscar como melhorá-lo", afirma.
Outro aplicativo, o Endomondo, para Android, tem uma versão paga com recursos adicionais dentre eles um que permite relacionar a música ouvida a um determinado trecho do percurso , que custa R$ 7,17.
O gerente de TI Leander Estacheski também tem o auxílio da tecnologia para monitorar suas pedaladas. Ele usa o SocialBike. "O sistema tem uma precisão muito grande e não fica restrito apenas aos mapas, como os GPSs, a ponto de identificar se você já atravessou ou não uma rua. Ele também mapeia áreas internas, como as que eu percorro dentro do Campus da PUC, que não constam no mapa", diz. O aplicativo é gratuito e está disponível na Apple Store.
Para Estacheski, um recurso interessante é o que permite postar os dados de desempenho das pedaladas nas redes sociais. "Dá para interagir e compartilhar as rotas com os amigos.