O gigante americano de telecomunicações AT&T anunciou nesta sexta-feira (12) que começará a testar a quinta geração super-rápida de redes móveis, 5G, que seria até 100 vezes mais veloz do que as atuais. A AT&T informou que deve começar os testes ainda este ano, em colaboração com a Intel e com o grupo sueco Ericsson.
Os operadores de telecomunicações globais se preparam para o 5G até 2020, mas algumas companhias parecem querer se antecipar a essas previsões. Com o aumento na velocidade, as novas redes 5G poderão abrir as portas para uma série de serviços, habilitando, por exemplo, cirurgias por controle remoto, ou a circulação de automóveis sem motorista.
“Novas experiências como a realidade virtual, carros sem motorista, robôs, cidades inteligentes e muito mais estão para serem testadas em redes como nunca antes”, disse o chefe de estratégia da AT&T, John Donovan. “Essas tecnologias serão de imersão, onipresentes e ajustadas aos clientes. O 5G ajudará a torná-las realidade”, acrescentou.
A AT&T disse que começará os testes de laboratório de 5G no segundo trimestre, e as de campo, em Austin, no Texas, antes do fim do ano. “Esperamos que o 5G forneça velocidades entre 10 e 100 vezes superiores à média atual das conexões 4G LTE”, completou Donovan.
A Verizon, concorrente da AT&T, também anunciou planos para testar o 5G em 2016.
Conanda aprova resolução pró-aborto sem previsão de orientação para opção por adoção
Piorou geral: mercado eleva projeções para juros, dólar e inflação em 2025
Brasil dificulta atuação de multinacionais com a segunda pior burocracia do mundo
Dino suspende pagamento de R$ 4,2 bi em emendas e manda PF investigar liberação de recursos
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast