Os brasileiros estão comprando mais notebooks, usando mais internet em alta velocidade (banda larga) e aproveitando os recursos multimídia dos computadores. Foi o que constatou uma pesquisa encomendada pela Intel à consultoria Research International, que envolveu 1.400 de 18 a 45 anos entre 2005 e 2006.
De acordo com o diretor geral para a América Latina da empresa, Ricardo Carreón, o Brasil deve se tornar, em menos de três anos, o terceiro maior mercado mundial de computadores .
O levantamento, realizado nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Porto Alegre, revelou que, em comparação aos números de 2005, a compra de PCs novos aumentou de 75% para 78%, contra o índice de computadores usados. O levantamento apontou também o aumento no uso de computadores para atividades que exigem mais processamento e memória, como download de músicas e vídeos ( Brasileiros estão mais sofisticados, constatou a pesquisa). Houve um aumento no uso dos PCs para as seguintes atividades: baixar músicas e vídeos (0% para 8%); backup (de 0% para 19%); interação em comunidades online (0% para 16%) e uploads de fotos digitais em sites (0% para 16%).
Segundo o estudo, houve um aumento significativo no índice de usuários com conexão à internet em banda larga via cabo nas residências (de 10% para 16%) e redução de conexão discada ou dial-up (de 45% para 39%). Também houve um maior volume de acessos de usuários a partir da casa de outras pessoas (28% para 38%) e em LAN houses e cibercafés (13% para 35%).
Nas famílias com mais de um PC em casa, a compra de notebooks cresceu de 22% para 28%. Os resultados também mostram que o número de computadores portáteis com acesso à internet passou de 75% para 90%, resultado do investimento dos fabricantes em modelos já habilitados com Wi-Fi.
O estudo envolveu consumidores brasileiros das classes A, B e C.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião