Os brasileiros estão comprando mais notebooks, usando mais internet em alta velocidade (banda larga) e aproveitando os recursos multimídia dos computadores. Foi o que constatou uma pesquisa encomendada pela Intel à consultoria Research International, que envolveu 1.400 de 18 a 45 anos entre 2005 e 2006.
De acordo com o diretor geral para a América Latina da empresa, Ricardo Carreón, o Brasil deve se tornar, em menos de três anos, o terceiro maior mercado mundial de computadores .
O levantamento, realizado nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Porto Alegre, revelou que, em comparação aos números de 2005, a compra de PCs novos aumentou de 75% para 78%, contra o índice de computadores usados. O levantamento apontou também o aumento no uso de computadores para atividades que exigem mais processamento e memória, como download de músicas e vídeos ( Brasileiros estão mais sofisticados, constatou a pesquisa). Houve um aumento no uso dos PCs para as seguintes atividades: baixar músicas e vídeos (0% para 8%); backup (de 0% para 19%); interação em comunidades online (0% para 16%) e uploads de fotos digitais em sites (0% para 16%).
Segundo o estudo, houve um aumento significativo no índice de usuários com conexão à internet em banda larga via cabo nas residências (de 10% para 16%) e redução de conexão discada ou dial-up (de 45% para 39%). Também houve um maior volume de acessos de usuários a partir da casa de outras pessoas (28% para 38%) e em LAN houses e cibercafés (13% para 35%).
Nas famílias com mais de um PC em casa, a compra de notebooks cresceu de 22% para 28%. Os resultados também mostram que o número de computadores portáteis com acesso à internet passou de 75% para 90%, resultado do investimento dos fabricantes em modelos já habilitados com Wi-Fi.
O estudo envolveu consumidores brasileiros das classes A, B e C.
Reforma tributária eleva imposto de profissionais liberais
Sem Rodeios: José Dirceu ganha aval do Supremo Tribunal Federal para salvar governo Lula. Assista
Além do Google, AGU aumenta pressão sobre redes sociais para blindar governo
Quais são as piores rodovias do Brasil que estão concedidas à iniciativa privada
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast