O reajuste na tarifa de ônibus em Curitiba deve trazer um impacto de aproximadamente 0,2 ponto percentual para a inflação de fevereiro na cidade. O preço da passagem passou de R$ 3,30 para R$ 3,70 nesta segunda-feira (1), uma alta de 12%.
No cálculo da inflação medida pelo IPCA, o índice usado para se estipular a meta de inflação brasileira, as tarifas de transporte urbano têm um peso de 1,63% em Curitiba, segundo o IBGE. Levando-se em conta esse índice de ponderação, a inflação causada pelo reajuste será de 0,2% em fevereiro.
A passagem de ônibus faz parte do grupo transporte, que é o que tem maior peso no IPCA de Curitiba, de 24,5%. Entram nesse segmento outros itens que tiveram reajuste forte no ano passado, como etanol e gasolina.
Em 2015, Curitiba foi a capital com o maior índice de inflação do país: 12,53%, contra uma média nacional de 10,67%. A alta dos preços de alimentos e da energia elétrica, além da elevação do ICMS no estado no ano passado, foram os principais fatores por trás da aceleração dos preços.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast